Conheça Porter, o cão motorista

Em parceria com a marca MINI, entidade da Nova Zelândia ensina cães a dirigir

Porter, o vira-lata motorista ao volante do Mini | Imagem: Reprodução

O cão é famoso por ser o melhor amigo do homem, parceiro em várias situações do dia a dia. São inúmeras suas habilidades, de cães guias a policiais. Só lhes falta mesmo dirigir um carro, que dizer, não falta mais, ao menos para os vira-latas Porter, Monty e Ginny. A SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals), uma ONG de Auckland, Nova Zelândia, em parceria com a marca MINI, se propôs a ensinar três cachorros "sem-teto" a dirigir um carro. O surpreendente é que eles conseguiram.

Os vira-latas, todos resgatados nas ruas pela entidade, não se intimidaram pela pressão da rede de televisão australiana (ABC) que os transmitia ao vivo em rede nacional e passaram com louvor no teste de direção.

Com carros adaptados e dois meses de treinamento intenso, a cachorrada aprendeu a manusear o volante, câmbio, além dos pedais de embreagem e freios adaptados. “O cão faz tudo sozinho” diz o treinador Mark Vette. “Ele liga o carro, com uma pata aciona o freio para que, com a outra, possa colocar o câmbio em modo drive. Patas no volante, acelera e vai embora”.

O volante do Mini Coutryman possui alças que ajudam os bichinhos a fazerem as curvas, no painel o cão controla o freio, bem como o acelerador. Além disso, há um limitador de velocidade para certificar-se de que o carro não irá ultrapassar a velocidade estipulada.

Com a campanha, que quer mostrar o quanto os cãezinhos vira-latas são inteligentes, a SPCA espera encontrar lares para centenas de cães abandonados.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!