Corolla ou Focus: qual o carro mais vendido do mundo?

Relatório de consultoria aponta modelo da Ford como o número 1 do ranking mundial. Toyota contesta

Novo Corolla e o Focus III: briga carro a carro pelo mundo | Imagem: Divulgação

Se no Brasil apontar qual o carro mais vendido do mercado é uma tarefa fácil (se por acaso você não sabe, é o Gol, da Volkswagen, há muitos anos), arriscar dizer qual é hoje o automóvel número do ranking mundial é uma aposta difícil.

Até 2011 bastava lembrar do Corolla, líder por vários anos, mas em 2012 a situação mudou e o Focus assumiu a primeira posição graças à 3ª geração e também ao fato do modelo ter se tornado finalmente um carro global.

Este ano, a coisa complicou. A Ford anunciou nesta semana que o Focus liderou no 1º semestre de 2013, com 589.709 unidades vendidas mundo afora. Para legitimar sua conquista, a fabricante norte-americana apontou a consultoria Polk como fiadora dos dados.

Tudo estaria bem se a Toyota não houvesse contestado as informações da Polk. De acordo com a montadora japonesa, o Corolla é o automóvel mais vendido no mundo este ano, com 590.760 unidades, vantagem equivalente a uma semana de vendas do sedã no mercado brasileiro.

Por que a Polk errou, na opinião da Toyota? Segundo ela, porque a consultoria não contabiliza todos os mercados onde os dois são vendidos. A empresa se defendeu dizendo que não autoriza que seus clientes divulguem dados dos concorrentes.

Disputas à parte, o Focus tem mostrado um poder de crescimento impressionante graças ao mercado chinês, de onde veio um terço das vendas deste ano. Em compensação, no mercado norte-americano, o modelo estagnou a ponto de a marca parar de produzi-lo por uma semana.

A Toyota, em compensação, está numa transição de gerações do Corolla, o que pode facilitar uma nova vitória do Focus em 2013.

Briga no Brasil

Os números divulgados pelas duas marcas devem ganhar um empurrão do Brasil em breve. O Focus acaba de chegar ao País e, pela primeira vez, tem uma versão sedã capaz de incomodar justamente o Corolla, além do Civic. Por outro lado, a Toyota deve estrear a nova geração do Corolla em março de 2014, considerada uma das melhores dos últimos anos. Como se vê, briga será carro a carro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!