Corolla vira híbrido no Japão
Nova versão do best-seller da Toyota tem consumo médio de 33,3 km por litro gasolina
O Japão é atualmente o país que mais consome veículos com motorização híbrida, que combinam fontes a combustão com motores elétricos. O automóvel mais vendido por lá, a propósito, é o Toyota Prius, que é também é o híbrido mais vendido no mundo. Como não falta mercado para esse tipo de produto na terra do sol nascente, a marca japonesa decidiu converter até o Corolla para modo ecológico.
Carro mais vendido da maior montadora do mundo, o Corolla agora também é um híbrido. O modelo modificado no Japão é a versão Axio, exclusiva do país – a perua Fielder também foi convertida.
O Corolla híbrida combina um motor 1.5 a gasolina de 74 cv a outro elétrico com mais 61 cv e dependendo do modo de condução o consumo pode alcançar médias de 33,3 km por litro de gasolina consumida. O câmbio é automático CVT, com relações continuamente variável – esse conjunto mecânico é o mesmo do Prius C.
Para melhorar ainda mais a eficiência, a Toyota também alterou outras partes do carro. Os para-choques, por exemplo, têm desenhos com formato modificado para diminuir o arrasto aerodinâmico sobre o carro, e os pneus são de baixa fricção, exigindo menos esforço do motor para rodar. Por dentro, o quadro de instrumentos foi atualizado para se adequar à necessidade de mostrar o status da bateria do motor elétrico e funcionamento do sistema, que pode se mover combinando os motores ou somente com a fonte elétrica.
O modelo já está à venda no Japão por 1,93 milhão de ienes, cerca de R$ 50 mil. A montadora ainda não confirma se o Corolla híbrido será vendido em outros países.