Cruze com facelift já circula em testes pelo Brasil

Modelo pode começar a ser fabricado na Argentina em 2019
Chevrolet Cruze 2019 vendido nos EUA

Chevrolet Cruze 2019 vendido nos EUA | Imagem: Divulgação

revelado nos EUA, ao que tudo indica o facelift para a linha 2019 do Chevrolet Cruze também chegará aos mercados da América do Sul.

Segundo o Argentina Autoblog, uma unidade do Cruze 2019 norte-americano foi flagrada rodando no Brasil com a carroceria camuflada e toda a dianteira e a traseira, que concentram as principais novidades no modelo, praticamente cobertas.

De acordo com o site argentino, o modelo já deve estar sendo preparado pela equipe local de desenvolvimento da GM, localizada em nosso país, antes de seguir para a produção na Argentina no próximo ano.

Não estão previstas mudanças técnicas muito profundas, sendo que a gama Cruze deverá permanecer com o 1.4 turbo sob o capô fazendo companhia ao câmbio automático de 6 marchas.

Procurada pelo Autoo na época da apresentação do Cruze 2019 nos EUA, a GM Mercosul afirmou que não estão previstas mudanças para o Cruze em breve aqui na região. Segue o comunicado na íntegra: "o Cruze é um modelo global, mas as estratégias para o produto são diferentes nos diversos mercados em que é comercializado. No Mercosul, o Novo Cruze foi lançado como linha 2017 e mantem-se como o produto mais inovador da categoria, tanto que registra o maior crescimento em vendas entre os veículos médios. Desde a chegada da nova geração, os emplacamentos e a participação de mercado do Cruze (hatch e sedã) triplicaram, indo na Argentina de 7% para 21% e no Brasil de 6% para 17%. Portanto não há alterações previstas para o modelo".

É interessante destacar, contudo, que estão previstas novidades interessantes no segmento de sedãs médios em breve. O Honda Civic já circula sua décima geração há um bom tempo aqui no Brasil, enquanto o Toyota Corolla, atual líder da categoria em nosso país, deverá ser totalmente atualizado até o fim desta década. A Volkswagen, por sua vez, deverá iniciar a comercialização do novo Jetta ainda neste ano.

Logo, é natural que a GM esteja se preparando para manter o Cruze vivo no segmento em meio a tantas novidades relevantes. Tanto o sedã e o hatch têm participações expressivas em seus respectivos segmentos no Brasil. O Cruze sedã é atualmente o terceiro modelo mais vendido na categoria, enquanto o Cruze Sport6 lidera com folga os hatches médios