Cupra UrbanRebel: conceito antecipa produtos importantes da VW

Submarca da espanhola Seat vai lançar modelo oriundo do protótipo em 2025
Cupra UrbanRebel Concept

Cupra UrbanRebel Concept | Imagem: Divulgação

Claro que o visual é exótico, como convém a um conceito, mas existe uma razão pela qual é muito importante ficarmos de olho no desenvolvimento do protótipo Cupra UrbanRebel, revelado nesta semana pela submarca da Seat. 

A novidade antecipa muitos atributos técnicos que vamos encontrar nos primeiros compactos acessíveis com propulsão 100% elétrica do Grupo Volkswagen e suas marcas.

O próprio modelo final derivado do Cupra UrbanRebel vai ganhar as ruas europeias em 2025, época em que os demais “primos” do conglomerado alemão também deverão chegar ao mercado.

Inclusive, segundo revelou o CEO da Cupra, Wayne Griffiths, caberá à marca espanhola produzir grande parte dos compactos elétricos para as diferentes marcas do grupo a partir da fábrica de Martorell. 

De acordo com Griffiths, a planta espanhola terá capacidade para produzir mais de 500 mil carros urbanos elétricos ao ano. 

Elétricos para as massas

A relativa demora para a estreia dos compactos elétricos do Grupo VW está em parte relacionada com a maturação de novas tecnologias para as baterias que vão figurar nesses modelos. 

Como noticiamos, o Grupo VW desenvolve formas de tornar a bateria principal do sistema de propulsão elétrica mais barata, com isso colocando os automóveis no mercado a um preço competitivo. A ideia da VW é permitir, com esses novos carros, uma migração em massa de boa parte do público para os carros elétricos. 

Baseado na nova plataforma modular do conglomerado alemão para veículos elétricos, denominada MEB, o Cupra UrbanRebel conta com 4,08 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,44 m de altura, números que deverão servir de referência também para os demais compactos elétricos de marcas como Volkswagen, Skoda, entre outras. 

O que impressiona no conceito espanhol é mesmo o desempenho.

O motor presente no compacto opera entregando 250 kW (339 cv) de forma constante, mas a Cupra preparou um dispositivo que o permitirá atingir pico de potência de 320 kW (435 cv). 

Com isso, de acordo com a Cupra, o UrbanRebel é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,2 segundos. 

Provavelmente os compactos elétricos derivados do conceito espanhol não deverão entregar tanta disposição na hora de acelerar, mas já deixa claro uma interessante possibilidade que poderá ser explorada pelas marcas do grupo alemão.

Cupra UrbanRebel Concept
Cupra UrbanRebel Concept
Imagem: Divulgação