Curiosidade: Ford já foi a maior distribuidora de filmes do mundo

Por meio da Ford Motion Pictures, empresa chegou a ter três milhões de espectadores semanalmente
Detalhe da Ford Motion Pictures, divisão instalada na fábrica da marca em Highland Park

Detalhe da Ford Motion Pictures, divisão instalada na fábrica da marca em Highland Park | Imagem: Divulgação

Tendo o setor automotivo como seu principal campo de atuação, a Ford chegou a se destacar em uma área raramente associada com uma fabricante de automóveis.

O que pode ser algo pouco conhecido da maioria, a Ford também deixou o seu legado na história da indústria cinematográfica.

Henry Ford, fundador da empresa, tinha interesse por inovações de diversas áreas e, depois de ver a produção de um filme sobre as instalações de sua fabricante em Highland Park, nos EUA, em 1913, ele vislumbrou o grande potencial dessa arte e criou a Ford Motion Pictures.

O estúdio lançou o filme Como Henry Ford Faz Mil Carros Por Dia e começou a produzir notícias curtas para exibição nos cinemas que, em seu auge, chegaram a ser vistas por três milhões de espectadores semanalmente.

Em 1914, com a aquisição de câmeras de 35 mm e instalação de um laboratório de processamento na fábrica de Highland Park, a Ford tornou-se a primeira companhia industrial americana a ter um departamento de produção de filmes. A Ford Motion Pictures começou com apenas dois funcionários e logo cresceu para 24 nos meses seguintes.

Com essa estrutura, a empresa passou a produzir filmes educacionais e, em 1918, tornou-se a maior distribuidora de filmes do mundo. Nas décadas de 1920 e 30, o departamento produziu também filmes promocionais e de treinamento, que eram exibidos nos distribuidores Ford e outros locais para espectadores das cidades e do interior, chegando a 2,5 milhões de pessoas por mês. Em alguns casos, estes foram os primeiros filmes vistos por famílias das áreas rurais.

A Ford Motion Pictures também produziu filmes sobre viagens, a vida no campo e documentários sobre as aventuras do grupo de exploradores de Henry Ford, que também incluía nomes famosos como Thomas Edison, Charles Burroughs e Herbert Hoover. 

Após o fechamento definitivo do departamento de filmes, na década de 1960, aproximadamente 600.000 metros de filmes foram doados para o National Archives em Washington, D.C. que atualmente abriga mais de 3 mil filmes produzidos pela Ford de 1903 a 1954.

Aqui no Brasil, para resgatar seu vinculo com o cinema a Ford está promovendo uma interessante iniciativa para seus clientes que residem na região da cidade de São Paulo. Chamado de Territory Drive-in, o evento integra uma das ações de lançamento do novo SUV da marca. Instalado no Shopping Eldorado, na capital paulista, o Territory Drive-in vai exibir até o dia 11 de outubro jogos da Copa CONMEBOL Libertadores de terça a quinta-feira e filmes no final de semana, em sessões duplas, com entrada gratuita para donos de carros da Ford, que podem se inscrever por meio do aplicativo FordPass.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!