Ramcharger: modelo histórico da Dodge seria um ótimo rival para o novo Bronco...

Picape mais rápida do mundo em produção já aguça a imaginação e projeções mostram um possível utilitário esportivo
RAM 1500 TRX projeção Ramcharger

RAM 1500 TRX projeção Ramcharger | Imagem: Abimelec Design

Na última semana, a Fiat-Chrysler surpreendeu o mundo das picapes com a RAM 1500 TRX. Rival para modelos como a Ford F-150 Raptor, a novidade se diz a “picape com produção em série mais rápida do mundo”. Mesmo custando US$ 92.020 (R$ 516,4 mil), a série especial de lançamento Launch Edition, de apenas 702 unidades, esgotou em três horas nos EUA.

Talvez pelos números superlativos de performance, alimentados pelos mesmos motores da família Dodge Hellcat, seja pelo visual, a RAM 1500 TRX acabou aguçando a imaginação de designer ao redor do mundo. Um deles foi a Abimelec Design, que fez projeções de como seria um utilizado esportivo derivado da caminhonete. Entre 1974 e 1993, nos EUA, essa opção existia sob o nome Ramcharger.

Claro que alguns itens são mais para a imaginação do que para produção, como é o caso da carroceria de apenas duas portas, fórmula até então esquecida, mas resgatada com sucesso pela nova geração do Ford Bronco. As janelas traseiras curvas até o teto são outro exemplos inusitados das ilustrações. Entre os itens que podem ser chamados até de engraçados, fica o destaque para o adorno de capô em formato de cabeça de bode, símbolo historicamente correto e que vem sendo usado por picapes e SUVs da Dodge há décadas.

Voltando à realidade, a RAM 1500 TRX tem como destaque o motor motor 6.2 V8 a gasolina sobrealimentado por compressor de ar mecânico. É uma variante revisada do que é encontrado nos Charger e Challenger Hellcat. Na caminhonete, ele desenvolve 712 cv de potência e 89,7 kgfm de torque. Segundo a marca, a picape consegue acelerar de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. 

Vendo o sucesso e a elevada procura que a releitura do Bronco conquistou junto ao público norte-americano, talvez o resgate do nome Ramcharger dentro do portfólio da FCA possa render bons frutos...  

RAM 1500 TRX projeção Ramcharger
RAM 1500 TRX projeção Ramcharger
Imagem: Abimelec Design