Dodge, RAM e Chevrolet superam japonesas em estudo de qualidade

Levantamento realizado pela J.D. Power no mercado norte-americano revela a evolução das marcas locais
Dodge Challenger 50th Anniversary Edition

Dodge Challenger 50th Anniversary Edition | Imagem: Divulgação

Um dos estudos mais famosos realizado pela J.D. Power, o IQS Study 2020, sigla para “Estudo de Qualidade Inicial” na tradução direta, revelou que as fabricantes norte-americanas evoluíram em seu país-sede. A pesquisa aponta quais marcas e modelos oferecidos nos EUA apresentaram mais ou menos defeitos nos primeiros 90 dias de utilização após a compra.

A pesquisa aponta a quantidade de defeitos relatados pelos entrevistados a cada 100 unidades comercializadas. Nesse cenário, que levou em consideração apenas veículos 0 km com ano modelo 2020, a liderança foi dividida por ninguém menos que a Dodge e a Kia. A norte-americana e a sul-coreana tiveram um índice geral de 136 defeitos a cada 100 carros nos primeiros 90 dias, com ambas ficando em primeiro lugar. Quanto menor o número defeitos, obviamente, melhor é a classificação.

Na terceira posição outro empate, mas desta vez entre Chevrolet e RAM, a divisão de picapes e comerciais da Fiat-Chrysler. Ambas obtiveram um índice de 141 defeitos a cada 100 unidades no levantamento deste ano. No IQS 2020, a média geral de pontuação foi de 166 defeitos a cada 100 veículos e outras empresas dos EUA mostraram desempenho acima da média do mercado. Foram elas Buick (150 defeitos), GMC (151), Jeep (155) e Cadillac (162).

Com isso, as fabricantes norte-americanas superaram japonesas que são referência em qualidade, como Toyota e Honda (ambas com 177 defeitos a cada 100 unidades), Nissan (161), Mazda (184), entre outras. 

No entanto, nem todas as montadoras norte-americanas se saíram bem na edição 2020 do estudo. Participando do levantamento pela primeira vez, a fabricante de carros elétricos de Elon Musk, a Tesla, foi mal. Seu índice foi de 250 defeitos a cada 100 carros, colocando-a entre as piores dos EUA. Apesar disso, a J.D. Power não colocou a Tesla oficialmente no estudo pois, em 15 estados onde é necessário autorização da montadora para realizar perguntas aos proprietários, a empresa não cedeu a permissão.

Ainda de acordo com o levantamento da J.D. Power, o carro que teve a melhor performance individual no IQS 2020 foi o Chevrolet Sonic, com índice de 103 defeitos. O estudo revelou também que praticamente 25% de todas as reclamações de defeito registradas no estudo foram referentes a problemas relacionados com a central multimídia dos carros. Entre as principais dificuldades estavam o sistema de comandos de voz, conectividade com Android Auto e Apple Car Play e problema de conexão por Bluetooth.

Kia Seltos 2021
Kia Seltos 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa