Em 2022, segmento de hatches compactos terá boas novidades

Ano já vai começar com atualizações para o Toyota Yaris nacional
Acima o novo Polo europeu: lanternas atualizadas são os destaques do facelift

Acima o novo Polo europeu: lanternas atualizadas são os destaques do facelift | Imagem: Divulgação

Notícia importante revelada nesta terça-feira (21) pela Toyota

A fabricante confirmou para janeiro a estreia da linha 2023 da gama Yaris nacional, atualmente a família de entrada da Toyota no mercado brasileiro. 

Apesar da marca japonesa não antecipar novidades sobre o que podemos esperar para a evolução de ano/modelo, é provável que o Yaris nacional siga o mesmo pacote de atualizações observado no Toyota Vios asiático, como o “nosso” Yaris é conhecido por lá. 

Na região, um dos grandes destaques para a atualização do Vios ficou por conta de um novo conjunto de iluminação full-LED para a versão topo de linha do modelo. Além disso, a grade frontal foi revista, bem como o para-choque dianteiro e os faróis de neblina.  

Provavelmente o Yaris nacional poderá receber ainda melhorias internas e, quem sabe, uma evolução no pacote de equipamentos, em especial no que diz respeito ao conteúdo de tecnologia. 

City hatchback

Ainda no segmento de hatches compactos, a categoria ganhará um importante reforço em 2022 com a chegada definitiva ao mercado do Honda City hatchback

O modelo foi apresentado no mês passado em conjunto com o City três volumes e entrará no lugar do Fit como o carro mais barato da Honda no Brasil. Os valores, contudo, serão conhecidos apenas no primeiro trimestre de 2022. 

Compartilhando com o sedã o conjunto mecânico formado pelo motor 1.5 flex com injeção direta e câmbio automático CVT, o City hatchback vai entregar bom compromisso entre desempenho e economia, com uma proposta dinâmica mais envolvente em relação ao sedã. 

Ponto positivo é que a nova carroceria para o City brasileiro vai preservar o prático sistema de rebatimento dos bancos hoje presente no Fit, algo que aprimora consideravelmente a versatilidade e o aproveitamento do espaço interno. 

Honda City hatch 2022
Honda City hatch 2022
Imagem: Divulgação

Polo 2023

Por fim, é importante destacar ainda que a Volkswagen deverá introduzir no mercado nacional o Polo 2023 com o mesmo facelift inaugurado pelo hatch na Europa neste ano. 

Com uma discreta reforma visual na dianteira e novas lanternas na parte traseira, o hatch, ao menos no Velho Continente, recebeu um profundo reforço nos itens de eletrônica embarcada, como o IQ. Drive Travel Assist. 

A tecnologia em questão é uma combinação entre o piloto automático adaptativo (ACC) e o assistente de permanência em faixa (Lane Assist). Por meio do recurso, o Polo terá, efetivamente, uma tecnologia de condução parcialmente autônoma, elevando o patamar de tecnologia do segmento. 

Em paralelo, vale lembrar que, avançando para 2023, a Volkswagen tem confirmada a estreia no mercado brasileiro do Polo Track, versão simplificada do hatch que terá foco no custo-benefício e será produzida em Taubaté (SP). 

Mecanicamente, tanto o Toyota Yaris 2023 quanto o VW Polo 2023 deverão preservar os conjuntos de motor e câmbio atualmente disponíveis nas respectivas gamas atuais. De qualquer forma, para quem está de olho em um carro da categoria, vale a pena aguardar pela chegada dessas três excelentes novidades! 

Volkswagen Polo 2022
Volkswagen Polo 2022 vendido na Europa: atualização discreta na dianteira contempla faróis IQ.Light
Imagem: Divulgação