Em maio, Tracker foi o SUV mais vendido no Brasil; Kwid surpreende no ranking geral

Mês ainda sente os reflexos da pandemia; confira um resumo das vendas
Chevrolet Tracker 2021

Chevrolet Tracker 2021 | Imagem: Divulgação

Fato que já era esperado, o mês de maio também sofreu uma forte diminuição nas vendas como observado em abril. Restrições impostas pelo isolamento social, concessionárias fechadas e a retração econômica global vão abalar profundamente as vendas do primeiro semestre deste ano. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves em maio representaram um aumento de 10,2% na comparação com os números de abril, em grande parte auxiliados pela retomada dos serviços de alguns Detrans e uma flexibilização no funcionamento do comércio em algumas regiões.

Observamos que a abertura parcial de alguns Detrans, que começaram a operar com agendamentos, as vendas não presenciais dos concessionários, além da liberação de alguns municípios para abertura plena das concessionárias (vendas e pós-vendas) resultaram nesta melhora, ainda que pequena, mas já como a primeira sinalização positiva, para voltarmos à normalidade. Se o estado e a capital paulista estivessem operando normalmente, os resultados seriam ainda mais expressivos, já que São Paulo representava, antes da crise, mais de 26% das vendas de veículos e passou a representar apenas 0,9%, em abril, e 1,6%, em maio", pontua Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, federação que congrega os concessionários brasileiros.

As 56.639 unidades que chegaram às ruas no mês passado ainda representam uma preocupante redução de 75,8% em relação aos 234.147 emplacamentos de automóveis e comerciais leves registrados um ano antes, em maio de 2019. O setor de carros importados e usados também acompanhou essa movimentação.

Chevrolet Tracker 2021
Chevrolet Tracker 2021
Imagem: Divulgação

Com o mercado operado de modo peculiar durante a pandemia, o ranking de modelos mais vendidos em maio de 2020 traz algumas movimentações que merecem destaque.

O Chevrolet Onix segue no topo do levantamento, com 3.296 unidades vendidas em maio, seguido pelo Hyundai HB20 (2.218). A surpresa foi o Renault Kwid em terceiro lugar com 1.818 emplacamentos, talvez sinalizando uma tendência do público em procurar carros mais acessíveis até mesmo como uma forma de evitar deslocamentos utilizando o quase sempre aglomerado transporte público. Completamento o “top 5” nos emplacamentos do mês passado, o Fiat Argo ficou em quarto lugar (1.768) com o Ford Ka (1.719) logo atrás.

Renault Kwid 2020
Renault Kwid 2020
Imagem: Divulgação

Em maio, o Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido no Brasil, somando 1.564 emplacamentos, volume que o colocou como o 9º carro mais procurado no mês passado. Ainda entre os utilitários esportivos, o Jeep Renegade foi a escolha de 1.293 consumidores (11º colocado geral) e o Jeep Compass foi adquirido por 1.255 pessoas (12º colocado geral).

Entre os veículos comerciais leves, não temos nenhuma surpresa no ranking, com a Fiat Strada liderando (1.983 emplacamentos) seguido pela Fiat Toro (1.662) e a Toyota Hilux (1.444). Mais detalhes sobre o mercado automotivo brasileiro você confere em nossa área especial do site

Renault Kwid 2020
Renault Kwid 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!