Empresa já trabalha no pneu do carro voador e ele tem até inteligência artificial!

Conceito foi revelado na edição deste ano do Salão de Tóquio; saiba mais
Goodyear AERO

Goodyear AERO | Imagem: Divulgação

Item fundamental em qualquer carro, afinal, sem os pneus, os veículos sequer conseguiriam rodar com segurança e conforto, as empresas que atuam no desenvolvimento e produção desse componente revelam que ainda há muito o que explorar para os pneus do futuro. A Goodyear apresentou na edição deste ano do Salão de Tóquio dois interessantes conceitos para aplicação em um futuro ainda remoto.

O primeiro deles, chamado Goodyear AERO, foi projetado para os carros voadores, ideia que vira e mexe ganha força no setor automotivo. Caso a ideia se torne mais concreta, a empresa espera já ter a solução para os pneus desses automóveis do futuro.

Segundo a empresa, o AERO “é caracterizado por um processador de IA (Inteligência Artificial) que combina informações recebidas de sensor dos pneus com informações transmitidas entre os veículos e entre a infraestrutura disponível. O processador AI analisa uma série de dados para mudar o veículo para o modo de voo ou de direção e aconselha até sobre a próxima operação”.

Pelo que é possível notar nas imagens, o AERO adota uma construção diferenciada, eliminando a necessidade de calibração.

Outra ideia inovadora foi o Goodyear Oxygene. O protótipo “tem uma estrutura única que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu. Esta estrutura aberta aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento absorve e faz circular a umidade da água na superfície da estrada, permitindo que ocorra a fotossíntese e, assim, gerando a libertação de oxigênio para o ar”, detalha a empresa.

“Numa cidade idêntica em tamanho à Grande Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar praticamente 3.000 toneladas de oxigênio, e absorver mais de 4.000 toneladas de dióxido de carbono, por ano. Com uma construção não pneumática, impressa em 3D com pó de borracha proveniente de pneus reciclados, a estrutura leve e amortecedora proporciona uma solução duradoura e imune aos furos, concebida para prolongar a vida útil do pneu, minimizando as questões de serviço e garantindo uma mobilidade sem preocupações”, acrescenta a Goodyear.

Sem se preocupar com a calibração

Em paralelo às inovações da Goodyear, em setembro deste ano, no Salão de Frankfurt, a Continental também trouxe ao público uma ideia muito interessante.

O trabalho desenvolvido pela empresa alemã consiste em uma tecnologia que mantém o pneu sempre na calibração correta, liberando o motorista ou o responsável pelo carro dessa função. O conceito é chamado de Conti C.A.R.E pela marca. A sigla refere-se, em inglês, aos atributos Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado, atributos que estarão cada vez mais vinculados aos automóveis a partir de agora. 

“Combinando engenharia inteligente e integração eletrônica, ele é capaz de monitorar e ajustar a pressão em seu interior em tempo real utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda. Para operar, essa bomba utiliza a força de rotação da roda de forma a aumentar a pressão do ar e assim manter o pneu rodando dentro das especificações adequadas. Ele também é capaz de monitorar a profundidade dos sulcos”, explica a Continental em comunicado.

O consumo de combustível está diretamente ligado à calibragem correta. O pneu do futuro apresentado pela Continental surge justamente com a proposta de aumentar a eficiência do produto nesse quesito. Uma ação de verificação realizada pela Continental Pneus do Brasil em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí inspecionou 3.500 veículos e 14 mil pneus. Desse total, 34% estavam com a pressão incorreta.

Para se ter uma ideia do impacto dessa realidade no bolso do motorista, se a pressão dos pneus estiver somente 3 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros. Além disso, trafegar com pneus abaixo da pressão recomendada reduz a vida útil em cerca de 50%. Portanto é sempre bom ficar atento (a)!

Continental Conti C.A.R.E
Continental Conti C.A.R.E
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa