Escaldada com EcoSport, Ford lança o Ka brasileiro na Europa

Reino Unido, Hungria e República Tcheca são os primeiros mercados onde será vendido o Ka+, mas modelo é diferente do nacional
Ford Ka 2017

Ford Ka 2017 | Imagem: Divulgação

Após revelar o novo Ka na Europa em junho, a Ford anunciou nesta semana que o modelo, rebatizado como Ka+, está à venda no Reino Unido, Hungria e República Tcheca. O compacto desenvolvido no Brasil é produzido na Índia e conta com várias diferenças em relação ao veículo produzido em Camaçari.

Entre as novidades estão um tamanho levemente maior, mas sobretudo um acabamento melhor que o nacional além de mais equipado com direito até a seis airbags. Será um teste importante para a fabricante americana que recebeu várias críticas quando lançou o EcoSport no continente - mesmo aprimorado, o SUV desagradou no quesito acabamento e na qualidade geral e vendeu pouco.

20 km com um litro de gasolina

O Ka+ europeu não utiliza o motor 1.0 litro nacional. Em vez disso, conta com um propulsor 1.2 T-VCT com potência variando entre 70 e 85 cv, mas que é capaz de rodar até 20 km com um litro de gasolina. O hatch também traz de série itens como ESP (controle de estabilidade) e sensor de pressão dos pneus e opcionais como controle de cruzeiro, bancos aquecidos e sensor de estacionamento, entre outros.

Embora não seja exportado do Brasil, não será a primeira vez que um compacto nacional é lançado na Europa. Em 2005, a Volkswagen produziu o Fox europeu, uma versão mais requintada que tomou o lugar do urbano Lupo. O resultado, no entanto, foi bem abaixo do esperado e as vendas cessaram em 2011.

Com espaço interno generoso e um design bem resolvido comparado ao Ka anterior (construído sobre a base do Fiat 500 para a Ford), o Ka plus pode ter melhor sorte.