Evoque SW1 evoca espírito britânico

Série especial do modelo da Land Rover será apresentada no Salão de Paris e estreia novo head-up display

Range Rover Evoque SW1 | Imagem: Divulgação

O head-up display (HUD) acaba de estrear nos modelos da Land Rover. A montadora anunciou na última semana a chegada do novo Range Rover Evoque SW1, uma série especial do crossover que traz o equipamento como principal novidade, além de diversas mudanças visuais e de acabamento inspiradas na icônica Union Flag, um dos maiores símbolos do Reino Unido. O novo modelo é o primeiro de uma série de modelos a ser inspirado na bandeira britânica, que serão lançados nos próximos meses.

Projetado pelo escritório de design da Jaguar Land Rover em Gaydon, o novo Evoque SW1 é baseado na versão de acabamento Dynamic e será oferecido nas cores Vermelho Firenze, Branco Fuji, Azul Loire, Preto Santorini e Cinza Corris. A bandeira do Reino Unido está presente nos espelhos retrovisores e no aerofólio traseiro. As rodas de liga-leve de 20 polegadas ganharam pintura em branco.

Já no interior do Evoque especial, os bancos do tipo concha, o painel e as portas adotaram revestimento em couro preto com costura contrastante em linha clara, detalhes de acabamento em vermelho anodizado, bandeira estampada no pomo da alavanca de câmbio, encostos de cabeça estilizados nas cores da bandeira britânica, soleiras especiais e tapetes exclusivos.

A tecnologia head-up display a laser, por sua vez, projeta no para-brisa do veículo informações importantes no campo de visão do motorista. Graças ao sistema a laser para projeção holográfica, menor e mais leve em comparação com os sistemas similares em LED disponíveis no mercado, o HUD projeta imagens mais nítidas e em cores mais vividas, com melhor contraste, mais eficiente em situações em dias com sol mais intenso.

O sistema projeta informações como velocidade atual, marcha selecionada, informações de navegação, dados do piloto automático adaptativo, entre outras.

O Evoque SW1 poderá ser encomendado na Europa a partir de outubro. Já o sistema head-up display a laser está sendo oferecido como um item opcional para todas as versões da linha Evoque 2015, mas ainda sem previsão de chegar ao Brasil.

Espírito britânico, corpo estrangeiro

Enfatizar suas raízes britânicas não é exclusividade da Land Rover. A Mini, por exemplo, costuma adornar seus carros com a bandeira do Reino Unido, apesar de hoje pertencer à BMW. Na verdade, poucas marcas genuinamente inglesas estão nas mãos de algum súdito real. A própria Land Rover, juntamente com a Jaguar, hoje pertencem à indiana Tata. A BMW também assumiu o ícone de luxo Rolls Royce que, antes, estava com a Volkswagen. Este último tem hoje a Bentley, rival direta da marca do duplo R. Entre as marcas mais famosas, restam a Aston Martin, que voltou dos domínios norte-americanos para ingleses, e a Lotus, mas ambas têm pouca projeção no mercado, com ou sem bandeira britânica.