A fábrica da Fiat em Betim (MG) completou 43 anos no dia 9 deste mês, mas esse não é o único motivo de comemoração. A planta ultrapassou também a marca de 150 mil unidades do Fiat Argo produzidas e o modelo de número 150 mil é da versão aventureira Trekking na cor Vermelho Monte Carlo.

Uma excelente novidade para a sede da Fiat no Brasil, que recentemente recebeu um vultoso investimento, está na abertura do World Class Center (WCC), laboratório de inovação para o desenvolvimento de soluções para a indústria 4.0. “O Polo Fiat está sendo totalmente renovado e o indutor dessa mudança é o lançamento de novos produtos. No início de nossa trajetória, em 1976, grande parte das operações era manual, mas hoje é uma fábrica inteligente, com sistemas modernos e eficientes como Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Esta é uma fábrica de 43 anos completamente integrada à era digital”, afirma o diretor Industrial Veículos da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Francesco Ciancia.

O laboratório é um espaço de inovação aberta e colaborativa, que reúne novas empresas, centros de pesquisa, universidades e a cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de novas soluções voltadas para a melhoria dos processos produtivos.

E, claro, haverá também um espaço para formar novos funcionários para a Fiat. Em uma mini linha de montagem, são realizados treinamentos para compartilhar conhecimentos e ferramentas, integrando metodologia, tecnologia e pessoas. “O WCC é o centro de excelência que direciona a inovação da manufatura na América Latina, em uma iniciativa pioneira na FCA no mundo. Nossa estratégia é conectar os mais diversos pontos com agilidade, criatividade e o envolvimento do maior número de pessoas com foco na transformação digital”, destaca Ciancia.

Dentre as inovações já propostas por esses 43 anos da fábrica estão produtos icônicos, como o primeiro carro movido a etanol do mundo, o Fiat 147 lançado em 1979. O Polo Automotivo Fiat já produziu mais de 15,6 milhões de veículos nessas quatro décadas. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw