Facelift da gama Toyota Yaris nacional fica para 2022

Hatch e sedã produzidos no Brasil devem seguir o pacote de melhorias lançado na Ásia
Toyota Yaris 2019

Toyota Yaris 2019 | Imagem: Divulgação

Durante o lançamento do novo Toyota Corolla Cross no Brasil, executivos da marca japonesa revelaram uma informação importante que está relacionada com o atual modelo de entrada da empresa em nosso mercado. Durante coletiva de imprensa, o atual diretor de vendas, pós-vendas e marketing da Toyota do Brasil, Vladimir Centurião, revelou que a companhia não planeja outro lançamento para este ano no país.

Com o anúncio, fica implícito que o facelift para a gama Toyota Yaris nacional deverá ocorrer apenas no ano que vem, inaugurando a linha 2023 tanto para o hatch como para o sedã. A dupla, inclusive, já é comercializada como modelo 2022, portanto mais um fato que corrobora a fala do executivo.

É provável que o Toyota Yaris nacional siga o mesmo pacote de melhorias que estreou no Toyota Vios asiático, como é conhecido o nosso Yaris em alguns mercados. Por lá, um dos grandes destaques para a atualização do sedã compacto ficou por conta de um novo conjunto de iluminação full-LED para a versão topo de linha do modelo. Além disso, a grade frontal foi revista, bem como o para-choque dianteiro e os faróis de neblina. 

Na parte traseira do Toyota Vios asiático, as lanternas ganharam uma nova assinatura luminosa, enquanto, na parte lateral, as rodas de liga leve passam a contar com novo design. É provável que, aqui no Brasil, tanto o Yaris hatch bem como o sedã sejam beneficiados com o pacote de melhorias. 

Ao menos no Toyota Vios asiático, não ocorreram alterações internas ou mecânicas significativas. 

Atualmente o Toyota Yaris 2022 produzido em Sorocaba (SP) parte de R$ 78.190 em seu catálogo XL Live com motor 1.3 16V. O hatch em questão é o carro mais acessível no portfólio nacional da empresa após o fim da comercialização do Etios em nosso país. O catálogo mais caro dentro da gama Yaris fica por conta do Yaris Sedã na opção XLS Connect 1.5 16V, que tem valor sugerido de R$ 98.990 considerando a maior parte do território brasileiro.

Detalhe da grade frontal revista no caso do Vios vendido na Ásia
Detalhe da nova grade frontal e conjunto óptico do Toyota Vios asiático: base para o facelift da gama Yaris nacional
Imagem: Divulgação