Facelift da Toro estreia, no máximo, até o começo de 2021, antecipa site

Picape já poderá contar com os novos propulsor FireFly Turbo; saiba mais
Projeção do designer Kleber Silva antecipando os detalhes do primeiro facelift da Fiat Toro

Projeção do designer Kleber Silva antecipando os detalhes do primeiro facelift da Fiat Toro | Imagem: Kleber Silva

Modelo que conquistou um sucesso comercial ímpar entre as picapes, a Fiat Toro vai estrear dentro de alguns meses seu já esperado facelift. Vale a pena lembrar que a picape foi lançada no Brasil em 2016 e, mesmo com formas ainda bastante arrojadas, é de praxe para a indústria automotiva promover atualizações visuais de meio ciclo em seus produtos.

Após um dedicado trabalho de “caça” ao modelo, o Autos Segredos conseguiu flagrar algumas unidades da Fiat Toro realizando ensaios para validação do facelift, que deverá se concentrar na parte dianteira da picape.

Ainda no fim de 2018 chegamos a publicar aqui no Autoo a mesma projeção de Kleber Silva que ilustra a notícia em que o designer tomou como inspiração o conceito Fastback, revelado no ano em questão durante o Salão de São Paulo, e que antecipa muito da linguagem de design que veremos nos próximos carros da marca italiana.

Segundo relata Marlos Ney Vidal, editor do Autos Segredos, em seu texto, uma unidade da picape em teste deixava transparecer o para-choque frontal baseado no protótipo que a Fiat levou para a mostra paulista em 2018. Ainda de acordo com Vidal, não foram notadas alterações na lateral e na parte traseira da picape. Como é comum em um facelift, talvez a Fiat opte por colocar na Toro atualizada novas rodas de liga leve ou mexer discretamente no jogo de luzes das lanternas sem alterar seu desenho.

Um ponto levantado pelo Autos Segredos é que a Fiat Chrysler já deixou claro que sua nova gama de motores 1.0 e 1.3 com turbo e injeção direta só vai começar a ser produzida no fim de 2020 para chegar aos primeiros modelos nacionais da empresa ao longo de 2021. Portanto, talvez a Fiat espere por esse momento para colocar a nova Toro no mercado aplicando na picape o motor 1.3 Firefly Turbo em algumas de suas versões.

Bem avançados, o motores Firefly Turbo contarão não só com a sobrealimentação e a injeção direta, mas também a geração mais recente do sistema MultiAir, que controla o tempo e curso de abertura das válvulas, permitindo aos propulsores ganhos elevados em eficiência energética. Com torque na casa dos 25 kgfm, o motor 1.3 turbo deverá casar muito bem com a proposta da Toro.

É interessante termos em mente que a Fiat apresentou recentemente a linha Toro 2020 trazendo algumas novidades pontuais, como a inclusão do overbumper dianteiro e uma central multimídia mais completa, bem como, até o fim de 2019, lançará a versão Ultra com um interessante fechamento rígido para a parte superior da caçamba. Com isso, a picape teria fôlego para aguentar mais um ano e meio sem muitas novidades, abrindo espaço para a estreia do facelift já com mudanças no portfólio de motores que equipam o modelo. Dessa forma a Toro deverá manter seu caminho de sucesso no mercado brasileiro por um bom tempo, preparando-se para a chegada de novos rivais

Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!