Fiat completa 40 anos no Brasil

Montadora destaca as várias inovações que lançou no país em sua longa trajetória
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica

Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica | Imagem: Divulgação

Há 40 anos, no dia 9 de julho, o começo da produção do Fiat 147 marcava o início das atividades da marca italiana como uma fabricante instalada no Brasil. De lá para cá, já foram mais de 50 modelos lançados em uma trajetória repleta de inovações que a Fiat se orgulha de introduzir por aqui. O próprio 147, por exemplo, foi o primeiro carro feito em solo nacional a contar com motor transversal.

Nesses 40 anos de história a marca produziu aqui 15 milhões de unidades, sendo que 3 milhões foram exportadas para mais de 30 países. O recordista de produção foi o Uno, que sozinho representou mais de 3,7 milhões de unidades saídas de Betim (MG). A fábrica, aliás, foi a primeira estabelecida fora do eixo Rio-São Paulo, com o início do projeto assinado em 1973.

Além do Toro e do Mobi, lançados neste ano, a Fiat planeja dar sequência em seu investimento de R$ 7 bilhões iniciado em 2010 que vai contemplar uma bela melhoria na planta mineira além do desenvolvimento de novos produtos, como um hatch e um sedã compactos que substituirão o Palio, Punto e a gama Siena.

Para comemorar o aniversário, a Fiat divulgou um interessante material que lista as 40 inovações que a marca introduziu no Brasil ao longo dos anos. Confira cada uma delas na galeria abaixo: