Depois do novo Uno, a Fiat começará a acelerar os lançamentos de 2010. Isso porque a montadora suspendeu qualquer novidade até que a nova geração do compacto chegue ao mercado, a partir de amanhã, 4.

E o primeiro a aparecer após o Uno será a nova Idea, a minivan compacta lançada aqui em 2005. Com uma frente reestilizada com toques do Lancia Musa (o Idea da marca), o monovolume também terá outras novidades.

O motor 1.6 16V e.Torq será um deles. Produzido no Paraná na antiga fábrica da Tritec, o propulsor substitui o 1.8 comprado da GM Powertrain. Além diss, a Idea passará a contar com a versão Sporting, como mostram as fotos do blog Motorgerais.

Com elementos esportivos como para-choques, saias, spoilers e aerofólios, a versão dará um toque mais apimentado ao modelo, mais conhecido pelo seu papel familiar. Nas fotos de segredo, os protótipos revelam rodas de liga leve de desenho ousado e a possibilidade de equipá-la com teto solar Sky window.

A previsão é que a nova Idea seja lançada em junho. Curiosamente, a pretensa rival da Idea Sporting, a Meriva SS, da Chevrolet, saiu de linha este ano.

Fotos: Bruno Freitas/Motorgerais

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/