Fiat Punto chega a 9 milhões de unidades vendidas

Hatch lançado na Europa em 1993 também completa 20 anos de existência

Fiat Punto Sporting 1.8 16V 2013 | Imagem: Divulgação

A Fiat anunciou na última quarta-feira (8) que o hatch Punto acaba de alcançar 9 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Coincidentemente, a marca foi atingida no ano em que o modelo completa 20 anos de existência.

O Punto foi lançado na Europa em 1993, porém, chegou ao Brasil apenas 14 anos depois. No entanto, o modelo vendido para os brasileiros foi lançado no mercado europeu em 2005 e é conhecido por eles como Grande Punto. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, chegou às concessionárias brasileiras precisamente em agosto de 2007 como intermediário entre o Palio e o Stilo e rapidamente conquistou a liderança no segmento dos hatches premium.

No final do primeiro semestre de 2010, a Fiat adotou novos motores, mais modernos e potentes, no caso o 1.6 16V de 117cv e o 1.8 16V de 132cv. No ano de 2012, o Punto ganhou novo visual, apresentou melhorias no acabamento interno e adotou novas tecnologias. Uma delas foi o câmbio Dualogic Plus com a opção de borboletas para as trocas de marcha no volante.

Os números indicam que as mudanças agradaram o consumidor. Segundo a montadora, entre agosto de 2012 e abril de 2013, a média mensal de vendas do Punto foi de 4.320 unidades. Em relação ao modelo original, o crescimento estimado foi de 65% já que a média de vendas mensais no primeiro semestre de 2012 foi de 2.620 unidades.

Sucessor indefinido

Apesar do bom resultado e de ter sido o modelo que iniciou a recuperação da Fiat na Europa, o Punto não tem sucessor à vista. A previsão era que o hatch compacto fosse lançado no começo deste ano. No entanto, segundo um relato de 2012, o presidente do grupo Fiat, Sergio Marchionne, teria congelado o projeto até que a crise europeia seja superada ou, ao menos, aliviada. Para reduzir os custos, a Fiat poderia dividir a plataforma do novo Punto com outra montadora ainda desconhecida.