Fiat Strada Sporting deixa o mercado

Sem fazer alarde, marca retira modelo do site e confirma descontinuação da picape esportiva

Fiat Strada Sporting 2011 | Imagem: Divulgação

A versão Sporting do Fiat Strada está deixando o mercado nacional “a francesa”. A montadora italiana retirou do seu configurador a versão “esportiva” da picape que, nesse pequeno tempo de vida, não saiu do papel de figurante na linha, vendendo poucas unidades por mês.

Segundo a assessoria de imprensa da marca, a variante Sporting era apenas uma série especial com data marcada para morrer. O modelo possuía debaixo do capô o motor 1.8 16V E-torQ e vários apetrechos, como faróis com máscara negra, cintos de segurança vermelho, além de cores chamativas, para fazer “jus” ao sobrenome.

Para quem não lembra, a versão esportiva do utilitário da Fiat teve um lançamento demorado. Entre sua apresentação, em novembro de 2009, e o início de suas vendas, houve um espaço de um ano no qual a marca trabalhava para substituir o motor 1.8 8V de origem GM pelos novos 1.6 e 1.8 16V E-torQ. Daí a explicação para a demora.

Veja também: Freemont faz bonito entre os crossovers

A Strada, líder do segmento de comerciais leves há sete anos e quinta colocada no ranking geral de vendas em 2011, agora possui "apenas" quatro versões, três tipos de cabines e três motores totalizando dez tipos de variações e preços que vão de R$ 31.990 na versão Fire básica a R$ 64.230 na versão Adventure cabine dupla completa.

Outro Sporting de vida curta

Outro modelo da linha Sporting que teve vida (muito) curta, foi o Siena. A versão esportiva do sedã compacto também demorou a chegar ao mercado pelo mesmo problema da picape e saiu de linha em maio do ano passado.

Ao contrário da Strada, o sedã carregava debaixo do capô o motor 1.6 16V E.torQ, que podia ser acoplado a uma transmissão manual ou automatizada Dualogic, ambos de cinco velocidades, e tinha visual semelhante ao finado Palio 1.8R. Sua nova geração deve chegar ainda no primeiro semestre desse ano e terá visual diferente do hatch.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!