Fiat termina 2009 na liderança

Montadora italiana emplaca quase 737 mil unidades contra pouco mais de 680 mil da Volkswagen, a 2ª colocada

Fiat Siena | Imagem: Fiat

O ano que prometia uma disputa acirrada pela liderança do mercado brasileiro de automóveis acabou terminando de maneira previsível. A Fiat manteve o 1º lugar pela oitava vez em sua história enquanto a Volkswagen, embora tendo crescido mais (16,9%) que sua rival (12,1%), ficou cerca de 53 mil unidades atrás desta.

A Chevrolet e a Ford conservaram seus postos na sequencia e a Honda foi a melhor entre as chamadas novas marcas, pouco à frente da Renault. A Toyota (5ª colocada em dezembro) e a Peugeot vieram a seguir.

A grande surpresa, no entanto, foi a Hyundai terminar 2009 na 9ª posição, superando a Citroën. A marca coreana foi a que mais avançou no ano passado com 62,2% a mais de vendas. Em 2010, a Hyundai deve lutar pela 7ª posição com a Toyota já que há alguns meses vende mais que a própria Peugeot.

A japonesa Nissan, com novos produtos nacionais, também se destacou com um aumento de 33,4% em relação a 2008. Mitsubishi, Land Rover e Chrysler perderam mercado no ano passado, mesmo com o recorde histórico do setor.

Em relação à participação no mercado como um todo, a Volkswagen foi a marca que mais ganhou em termos percentuais, com 0,79%, seguida da Hyundai, com 0,72% - a Chevrolet foi a que mais perdeu terreno, com -0,59%.

Francesas em queda

Apesar do aumento das vendas dos importados, o panorama entre as marcas pouco mudou. As quatro tradicionais – Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford – até ampliaram sua participação de cerca de 76,8% para 77,2%, mérito de VW e Ford.

As marcas importadas, por sua vez, avançaram 1%, grande parte disso graças à Hyundai. No final das contas quem mais perdeu espaço foram as new comers, as marcas que se instalaram no país no final da década de 1990. Elas caíram de 19,7% para 18,3% em 2009, justamente as montadoras que mais desafiaram o domínio das suas rivais mais antigas aqui.

Já entre os países de origem, as marcas francesas tiveram um 2009 ruim: tanto Renault quanto Peugeot e Citroën perderam fatias importantes de participação. Na outra ponta, claro, a Alemanha e a Coréia do Sul, com 0,9% e 0,75% de crescimento, capitaneadas por VW e Hyundai.

Confira o ranking de marcas de 2009 aqui.