Fique atento! Recursos avançados de segurança exigem manutenção

Conhecido pela sigla em inglês ADAS, pacote de assistentes de condução exigem cuidados especiais
Empresa destaca a importância da calibração do pacote ADAS no caso de colisão ou troca do para-brisa

Empresa destaca a importância da calibração do pacote ADAS no caso de colisão ou troca do para-brisa | Imagem: Reprodução internet

Conhecido pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o pacote que reúne os principais assistentes de condução ao condutor tais como piloto automático adaptativo, detector de pontos cegos, alerta de colisão, entre outros, está se popularizando cada vez mais. Ainda restrito aos modelos mais caros, os assistentes ajudam a proporcionar uma direção mais segura e reduzir acidentes. 

A Pilkington, empresa brasileira que atua na produção de vidros automotivos originais, revelou um interessante alerta envolvendo o ADAS. Segundo a empresa, como os sensores e câmeras do ADAS geralmente estão localizados no para-brisa ou em áreas próximas ao capô do veículo, eles precisam ser calibrados quando o vidro é substituído ou o carro sofre alguma batida e depois de qualquer intervenção que possa afetar o ângulo de direção, como alinhamento e balanceamento.

Caso a calibração do sistema não seja feita, o funcionamento correto do sistema de segurança é prejudicado, ocasionando acidentes e risco de morte ao condutor e passageiros.

"Sem a calibração, os sistemas não são sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao condutor, que poderão ocasionar até acidentes. Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista? Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para? Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista que não está com o sistema funcionando corretamente. Mas, é importante lembrar que o ADAS não substitui a atenção do condutor, que precisa estar sempre concentrado e cuidadoso com o trânsito", explica a empresa em comunicado. 

Os sistemas ADAS requerem muita precisão e o motorista precisa ficar atento aos sinais do veículo para identificar quando o sistema precisa receber manutenção. Geralmente aparecem sinais como mensagens no painel informando que algum sistema está obstruído ou inativo, código de erro no sistema ou luzes no painel.

Mesmo sendo um assunto de extrema importância, a maior parte dos motoristas desconhece a necessidade de calibração do sistema de segurança do carro. A Pilkington acrescenta que foi a primeira empresa do setor a oferecer o serviço de calibração do ADAS em carros e caminhões. “Cerca de 40% do investimento da empresa em 2019 está sendo direcionado para esse projeto, que inclui o treinamento das equipes de atendimento das lojas, novos equipamentos, adequação de todas as lojas e melhorias nos processos”, explica Luciana Alves da Silva, coordenadora de marketing e desenvolvimento de novos produtos da empresa.

ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistema de Assistência ao Condutor
ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor
Imagem: Divulgação

Tags