Forbes elege os carros mais feios de 2012

Lista inclui de van comercial, como a Transit, da Ford, ao desejado cupê de luxo Panamera, da Porsche, mas esqueceu de alguns modelos americanos

Nissan Murano CrossCabriolet | Imagem: Nissan

"Gosto não se discute", é uma das máximas que mais são usadas por aí, mas há exceções. Como na lista dos “Carros mais feios de 2012” publicada pela revista Forbes, dos Estados Unidos.

Feito com a ajuda de alguns especialistas do setor, o ranking aponta 13 veículos vendidos no país como desastres do design. Eclética, a lista põe na fogueira da inquisição modelos como a van comercial Transit, da Ford, e modelos de luxo como o Panamera, da Porsche. Mas há um aspecto curioso. Os “eleitores” da Forbes pouparam os veículos norte-americanos, exceção feita ao Lincoln MKT e ao GMC Terrain, dois trambolhões que abusam do visual musculoso - ah, sim, a Transit é da Ford, mas com projeto europeu.

De resto, a revista americana acaba com a moral de japoneses e alemães – sorte dos franceses não serem vendidos por lá. Em parte, ela tem razão. Na seleção, há nomes famosos do panteão dos projetos mais assustadores da história como os crossovers Honda Accord Crosstour, Acura ZDX e Nissan Murano Crosscabriolet, como também algumas derrapadas estéticas, caso do Lexus CT 200h. Mas chamar um Mini Cooper Coupé de feio? Ou o próprio Panamera de horrendo?

Veja mais: galeria de fotos dos carros mais feios de 2012

Até mesmo os modelos ecológicos foram apanhados pela insana crítica da Forbes. O brilhante carro elétrico iMiEV, da Mitsubishi, e a perua Prius V, da Toyota, também deixariam a desejar na visão da publicação.

Para completar, a Forbes fez pouco caso do Smart ForTwo: “não traz nenhuma flexibilidade e não perde a aparência de brinquedo que se encontra dentro de caixas de cereal”.

Será que o pessoal da Ford é fã do estilo do Ford Flex, Chevrolet Avalanche ou do Jeep Patriot, três ótimos candidatos “nacionais” esquecidos na lista? Confira os carros mais feios da Forbes.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!