Ford dá sinais que aposentará Ka na Europa

Modelo, que usa a base do Fiat 500, deve sair de cena para dar lugar a um novo compacto global

Ford Ka europeu | Imagem: Divulgação

Mais um nome conhecido da Ford pode sair de cena em breve. O Ka, subcompacto que a marca americana lançou em meados da década de 1990 com um design ousado para a época, está com seu futuro incerto, segundo o jornal Automotive News.

“Há bastante tempo nós não produzimos nenhuma propaganda para o Ka”, disse ao jornal uma executiva da fabricante. Ela se referia ao Ka de segunda geração, lançado na Europa em 2008 sobre a base do Fiat 500. O modelo, que é fabricado na mesma linha de montagem do Cinquecento, não experimentou o mesmo sucesso da primeira geração, a que ainda é produzida no Brasil com modificações locais.

A queda nas vendas do segmento de carros urbanos no continente europeu é apontada como uma das causas do provável sumiço do modelo. No entanto, o que veículo de imprensa não cita é que a Ford já está desenvolvendo um novo carro de entrada global, que seguirá algumas propostas do conceito Start, apresentado há alguns anos.

Vendas em queda

Não é só na Europa que o Ka dá sinais de cansaço. No Brasil, o modelo tem vendido cada vez menos, um sinal que a linha de montagem do modelo em São Bernardo do Campo, pode estar perto do fim. Em abril, o hatch da Ford emplacou apenas 1,8 mil unidades, menos da metade do volume médio dos últimos anos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!