A edição 2016 do Salão de São Paulo estará bem quente no que depender de algumas montadoras. A Ford e a Dodge acabam de confirmar dois destaques que seguramente criarão grandes aglomerações em seus estandes, algo mais do que desejável.

Um superesportivo que dificilmente seria comercializado no Brasil, a não ser pelas mãos de importadores independentes, a nova geração do Ford GT vai figurar como o ponto alto da exibição da marca norte-americana. Equipado com motor V6 turbo de mais de 600 cv, o GT é um modelo concebido para entregar o máximo em desempenho e se vale de toda a tecnologia construtiva para tal.

A carroceria e até as rodas do Ford GT são construídas utilizando fibra de carbono, enquanto a suspensão e até os pedais são ajustáveis garantindo a melhor dirigibilidade e posição de dirigir ao motorista. Com produção limitada a 500 unidades, o GT conta até com 50 sensores que analisam informações como a posição do motorista e as condições do ambiente externo para ajudar o carro a entregar a melhor performance possível.

Com uma história bem rica, o primeiro Ford GT40 foi um projeto tocado por Henry Ford II na década de 1960 e que, dentre outros feitos, conseguiu vencer a famosa 24 Horas de Le Mans em sua versão de competição, superando esportivos tradicionais como a Ferrari.

 
 
Ford GT 2017
 
Ford GT 2017
Ford GT 2017
Ford GT 2017
 
Ford GT 2017
Ford GT 2017
Ford GT 2017
 
Ford GT 2017
Ford GT 2017
Ford GT 2017
 
Ford GT 2017
Ford GT 2017
 
 

Gatinho nada dócil

Se o Ford GT é um esportivo que busca o máximo em comportamento dinâmico, a Dodge prefere outro caminho: a brutalidade extrema. A marca vai nos deixar com água na boca (a importação para o Brasil sequer é cogitada) e exibir o Challenger Hellcat com seu 6.2 V8 sobrealimentado por compressor e nada menos do que 717 cv de potência a 6.200 rpm e 89,8 kgfm de torque a 4.800 rpm.

Uma peculiaridade do Challenger Hellcat é sair da linha de montagem com duas chaves, uma preta que permite o modelo despejar nas rodas “só” 500 cv e outra vermelha, essa sim liberando a potência máxima do cupê.

Equipado com câmbio automático de 8 marchas, a Dodge declara que o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e pode atingir 320 km/h de velocidade máxima.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/