Ford inicia produção do novo Ka na Bahia

Nova geração do compacto agora é carro global; primeiras unidades chegam às lojas em setembro

Novo Ka estreia em Camaçari (BA) | Imagem: Ford

A Ford do Brasil deu o “start” da linha de montagem do novo Ka nesta semana na fábrica de Camaçari (BA). Já operando normalmente, a planta vai primeiro preparar o estoque para somente então iniciar as entregas às concessionárias, que começam a vender o carro em setembro.

A chegada do novo Ka exigiu a construção de um novo sistema de estamparia e aprimoramentos na área de pintura. A planta de Camaçari ainda recebeu uma linha de montagem de motores, a primeira no Nordeste, que fica responsável pela produção do novo propulsor 1.0 de três cilindros da Ford.

Avaliação: Novo Ford Ka transforma modelo anterior em peça de museu

Conforme divulgou na apresentação do carro, a Ford pretende com o novo Ka atingir um volume de vendas acima de quatro dígitos, ou seja, mais de 10 mil carros por mês e brigar pelas três primeiras posições na categoria dos compactos. Para a montadora, os principais concorrentes do compacto são carros como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Ligeiramente maior que a geração anterior, o novo Ka tem 3,88 metros de comprimento, o que garantiu maior espaço interno para os passageiros, principalmente na parte traseira. A capacidade do porta-malas, no entanto, caiu para 257 litros – o antigo Ka levava 263 l.

Um dos pontos de destaque do Ka 2015 é a maior atenção com a segurança, que já se mostrou desastrosa com a geração passada em crash-tests. O novo modelo é construído com aços de alta resistência e o modelo vem equipado com airbags frontais e freios ABS, que são obrigatórios. O compacto também é o primeiro produto da Ford no Brasil equipado com um sistema que chama por socorro no caso de um acidente grave com deflagração dos airbags.

Outros recursos do novo Ka são a central multimídia SYNC, com conexões para mídias externas por cabo ou Bluetooth e comandos por voz. Esse equipamento é oferecido ao Ka a partir das versões intermediárias. Na versão de entrada, é ocupado por um dock para smartphone.

Veja mais: Entenda as diferenças entre o Ka hatch e o sedã Ka -

Além do motor 1.0 12V flex de três cilindros capaz de gerar 85 cv, o novo Ka também tem a opção 1.5 16V flex de até 111 cv. Nos dois casos, o câmbio é sempre manual de 5 marchas.

Os preços do novo Ka 2015 começam em R$ 35.390 na versão SE e chega até R$ 42.390 na série SE Plus com motor 1.5. A versão sedã, o Ka -, tem previsão de lançamento para outubro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!