Ford New Fiesta passa por recall nos EUA

Sistema de airbags laterais do tipo cortina podem não funcionar em casos de acidentes

New Fiesta Hatch 2012 | Imagem: divulgação

Aproximadamente 154.000 exemplares do Ford New Fiesta passarão por recall nos Estados Unidos. O motivo do chamado, segundo o NHTSA – agência que administra o tráfego rodoviário no mercado norte-americano –, é um possível defeito nos airbags laterais do tipo cortina, que podem não entrar em ação em colisões caso o banco dianteiro do lado do passageiro esteja desocupado.

De acordo com o órgão, o não funcionamento do item coloca em risco não só a segurança do motorista, como também a do passageiro que vai do lado direito do assento traseiro.

Mega recall da Toyota chega ao Brasil

Para solucionar o problema, a montadora reprogramará o software do sistema de segurança, a fim de assegurar que o item funcione, independentemente da presença de uma pessoa no banco dianteiro.

No Brasil, o airbag lateral de cortina é oferecido ao New Fiesta como opcional em um kit que inclui sete bolsas de ar. De acordo com a assessoria da Ford, a marca ainda está verificando se alguma unidade vendida no País deve ser reparada.

Entenda melhor

O airbag lateral do tipo cortina presente no compacto premium da Ford possui um sensor instalado nos bancos que só permite que o item de segurança entre em ação caso seja detectada a presença de alguém sentando no assento.

Segundo o NHTSA, essa informação é divulgada pela marca de forma confusa no manual do proprietário, o que infringe a Norma Internacional de Segurança FMVSS número 208.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!