Ford prepara sistema que estaciona o carro sozinho

Fully Assisted Parking Aid deixa o condutor do lado de fora para entrar nas vagas apertadas

Focus com dispositivo para estacionar autonomamente | Imagem: Divulgação

Ford deu mais um passo na criação de seu primeiro veículo autônomo, aquele que dispensa o motorista para se locomover. A empresa norte-americana mostrou um Focus que estaciona sozinho. Até aí nenhuma novidade, pois sistemas do gênero, como o Park Assist da Volkswagen, já estão no mercado há algum tempo. A surpresa é que o Focus realiza a baliza sem ninguém dentro do automóvel.

Nada de ficar batendo a porta para sair daquela vaga apertada. Com o novo sistema, chamado de Fully Assisted Parking Aid, ou assistente de estacionamento completo, pode parar em vagas com angulação de 45 graus sem problemas.

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O funcionamento é simples (para o motorista). Quando o condutor quiser estacionar, ele aperta um botão e sensores sônicos são ativados. Tal atividade pode ser realizada a no máximo 29 km/h. Após achar uma vaga, coloque o câmbio no neutro e acione um segundo botão, assim o carro poderá fazer a baliza sozinho. Detalhe: este segundo botão pode ser apertado tanto de dentro quanto do lado de fora do automóvel, por meio do chaveiro. E ele precisa ser acionado todo o tempo da manobra, caso o motorista tire o dedo do botão, ele para no mesmo momento.

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Para realizar autonomamente a manobra, o Fully Assisted Parking Aid trabalha não só com a direção do carro, como também a injeção de combustível, freios e ainda é capaz de trocar de marchas. Além disso, o sistema de direção autônoma da Ford é capaz de identificar obstáculos, entre eles pedestres, e tomar iniciativas, se necessário, para evitar acidentes.
 
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O assistente de estacionamento da Ford ainda está em fase de testes e não tem previsão de chegar aos modelos de linha. A montadora anunciou que também trabalha outros tipos de sistemas de segurança, como um em que pais podem restringir atividades do automóvel para aumentar a segurança no caso em que seus filhos ou terceiros dirijam o veículo. Outro sistema é um alerta de acidentes que envia, automaticamente, um chamado de emergências às autoridades em mais de 26 línguas diferentes, capaz de funcionar nas mais diversas regiões do planeta.

Não há uma grande marca automotiva no mundo que não esteja preocupada em desenvolver veículos autônomos. A previsão é que este tipo de tecnologia seja disponibilizada nos automóveis em meados de 2020, mas até lá as companhias vão disponibilizando aos poucos suas descobertas no ramo.