Ford quer conectar a família
Para isso a marca transformou a van profissional Transit em veículo de lazer
Quem diria que um dia as marcas americanas pensariam em oferecer um veículo de transporte comercial como opção familiar? Os tempos mudaram mesmo porque é extamente isso que a Ford mostrará em Nova York na semana que vem durante o salão do automóvel da “Big Apple”.
Sinal que os gastões SUVs e mesmo as vans andam com a imagem arranhada pelo excesso de consumo é que a Transit, modelo famoso nas funções de furgão de carga e que acaba de chegar ao Brasil, foi pensada como veículo de lazer.
Além de ser bem mais econômica, a Transit tem um volume interno generoso para cinco passageiros. Daí a Ford desenvolveu o conceito Transit Connect, com novidades para agradar toda a família.
A criançada é a mais beneficiada: há videogames a bordo e compartimentos para armazenar patins, brinquedos e até um carrinho de bebê. A parte traseira também se transforma numa espécie de “acampamento” central, onde os pais podem armazenar os apetrechos de lazer, com cobertura retrátil e até rádios de comunicação para cada membro da família.
Para não se preocupar em perder as crianças num parque, por exemplo, a Transit Connect tem rastreadores nos rádios, que também funcionam nos equipamentos de bordo, úteis na hora de ir embora.
Conceito europeu
Se para os americanos, a ideia de utilizar um veículo comercial para o lazer é meio original, na Europa isso já é comum. As chamadas multivans, como o Doblò, da Fiat, e o Berlingo, da Citroën, já flertam com esse conceito há mais tempo.
Sinal que o projeto ainda precisa da aprovação popular é que a Ford apresentará a Transit Connect no salão apenas para sentir a receptividade do público. Se for aprovada, ela pode chegar ao mercado local em 2011.