Ford Ranger substituirá Mercedes de 40 anos no exército argentino

Caminhonete foi a escolhida para substituir os arcaicos Classe G no país vizinho, comprados na década de 1980
Acima a Ford Ranger adaptada para uso do exército argentino

Acima a Ford Ranger adaptada para uso do exército argentino | Imagem: Argentina Autoblog/Reprodução internet

Pode-se dizer que a Argentina demorou um pouco para atualizar a frota de veículos de seu exército por lá. Até recentemente, as forças do país vizinho circulavam apenas com arcaicos Mercedes-Benz Classe G que foram comprados em 1981 e já estava mais do que na hora de serem substituídos.

Finalmente a decisão pela substituição foi feita em fevereiro e o novo veículo que irá servir às forças militares argentinas será a Ford Ranger. A caminhonete do oval azul, que é produzida no país vizinho, teve como rival na licitação ninguém menos que a Toyota Hilux, saindo vitoriosa.

As primeiras 10 unidades dessa Ford Ranger militarizada serão entregues ao Batalhão de Arsenais de Boulogne, nos arredores da capital Buenos Aires. De acordo com o governo argentino, estas primeiras caminhonetes serão utilizadas para realizar o translado de profissionais de saúde daquele país em áreas de difícil acesso para combater o novo coronavírus.

As exigências do exército argentino eram itens como galões de combustível reserva, snorkel, capacidade de submersão de até um metro, sistemas de iluminação auxiliares e até gerador a bordo para suprir equipamentos adicionais. A Ranger tem ainda uma cobertura na caçamba para levar pessoas, suportes para armas, rádio de uso militar, nova suspensão dianteira, proteção extra na carroceria e guincho dianteiro.

A adaptação dessas Ford Ranger para o uso militar foram feitas pela argentina Igarreta, que já era especializada na transformação da caminhonete para o uso em serviços como ambulância, por exemplo. O modelo de base é a versão XLT 4x4 cabine dupla com o motor 3.2 turbodiesel e câmbio manual de seis marchas, configuração não disponível no Brasil. 

Acima a Ford Ranger adaptada para uso do exército argentino
Acima a Ford Ranger adaptada para uso do exército argentino
Imagem: Argentina Autoblog/Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!