Ford terá uma rival para a Fiat Toro em 2022

Novidade poderá até resgatar o nome Courier inclusive nos EUA
Projeção do designer Kleber Silva sobre a futura rival da Ford para a Fiat Toro

Projeção do designer Kleber Silva sobre a futura rival da Ford para a Fiat Toro | Imagem: Kleber Silva

Uma novidade muito interessante veio a público nesta terça-feira (31). Segundo informações apuradas pela revista Automobile creditadas à “fontes familiarizadas com os planos de novos produtos da Ford”, a marca norte-americana trabalha em uma inédita picape que seria menor do que a Ranger, mas com uma carroceria monobloco superior em tamanho ao que a extinta Ford Courier entregava aqui no Brasil.

Ainda de acordo com a Automobile, essa futura picape ainda em desenvolvimento poderá ser lançada nos EUA em 2022.

Tudo leva a crer, pela descrição da revista, que esse futuro modelo terá uma proposta bem semelhante ao que já notamos em produtos como a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch, ambas posicionadas entre as picapes compactas e médias hoje oferecidas em nosso mercado.

Segundo algumas especulações, o nome Courier não está descartado e inclusive a Ford já está com um pedido para registrar o nome nos EUA.

Vale a pena sempre lembrar, como já abordamos aqui no Autoo, a Ford vai focar sua gama de produtos nos EUA em segmentos com mais relevância do ponto de vista comercial, no caso SUVs, picapes e veículos comerciais. Com isso, modelos como o Fusion, Fiesta, Taurus, dentre outros serão descontinuados nos próximos anos por lá. O único carro sem qualquer apelo utilitário que continuará na ativa será o esportivo Mustang.

Procurada pelo Automotive News para comentar a reportagem da Automobile, porta-voz da Ford, Mike Levine, se negou a falar sobre a eventual nova picape, mas deixou claro que “em sua nova estratégia a marca vai expandir sua linha norte-americana entrando em novos segmentos e desenvolvendo novas opções de carrocerias”. Logo, fica claramente subentendido nas entrelinhas que a Ford caminha para o desenvolvimento dessa nova picape.

A Ford é uma marca com muito sucesso no segmento de picapes nos EUA, sendo que a sua gama Série F é o veículo mais vendido do país há 41 anos. A Ranger será lançada por lá no início de 2019 para dar mais fôlego à Ford no segmento de picapes médias, hoje dominado pelas representantes da Chevrolet, no caso a Colorado e a GMC Canyon. Um modelo com porte semelhante ao da Fiat Toro também ajudaria muito a marca norte-americana.

Já se sabe que a Ford vai continuar oferecendo a nova geração do Focus apenas na versão “aventureira” Active, enquanto o Fusion vai virar um crossover semelhante ao Subaru Outback.

Certamente que uma picape nos moldes da Fiat Toro faria muito sucesso também aqui no Brasil e são grandes as chances de que ela chegue ao nosso mercado assim que sair do papel. Vamos acompanhar de perto!