Ford vai lançar três carros elétricos na Europa em 2014

C-Max Energi, Mondeo Hybrid e o Focus Eletric podem rodar em modo de zero emissão

Ford C-MAX Energi | Imagem: Ford

É melhor ir se acostumar com os carros elétricos, pois você ainda vai ouvir falar muito neles ou até em breve ter um na garagem de casa. A centenária Ford é uma das marcas que está acelerando o seu processo de eletrificação. De uma só vez, a montadora americana anunciou no começo deste mês o lançamento de três produtos com propulsão elétrica na Europa em 2014. São eles os híbridos C-Max Energi e Mondeo Hybrid e o 100% elétrico Focus Eletric, que já foi lançado nos Estados Unidos e teve sua produção iniciada recentemente na Alemanha. Os preços, porém, a marca ainda não divulgou.

Avaliação: Fusion Hybrid inaugura segunda geração dos carros verdes

"A Ford está utilizando a sua experiência global para produzir uma linha de veículos elétricos que dá amplo poder de escolha aos consumidores", diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. A estratégia da marca é parecida com a da Renault, em propor veículos elétricos em diferentes categorias. Com esses modelos, a Ford ataca nos segmentos de minivan, sedã médio e hatch médio.

Os carros

O Focus Eletric é o “carro-chefe” da frota elétrica da Ford. O modelo tem motor que gera o equivalente a 142 cv, o que rende uma velocidade máxima de 140 km/h. Já o conjunto de baterias de lítio rende uma autonomia de 162 km e o tempo de recarga varia de 3 a 4 horas.

A minivan C-Max Energi é o primeiro veículo híbrido “plug-in” da Ford, ou seja, que pode recarregar suas baterias por meio da rede elétrica convencional. Em outras palavras, basta plugá-lo na tomada (o tempo de recarga é de 3 horas). Segundo a Ford, esse carro pode percorrer até 30 km utilizando somente a propulsão elétrica. Já o motor a combustão é o 2.0 a gasolina de 118 cv – com o motor elétrico a potência vai 188 cv.

Veja mais: Renault Twizy é a solução para o trânsito e a poluição

Já o Mondeo Hybrid é uma variação do Fusion Hybrid desenvolvido para o mercado europeu. O modelo tem motor 2.0 a gasolina de 145 cv associado a outro elétrico com mais 45 cv. A combinação rende um consumo médio de 22,2 km por litro.