Ford vai ter Focus e Fiesta híbridos... na Europa

Planos da americana vão beneficiar também consumidores do Oriente Médio e África. Brasil continua à míngua
Ford Focus 2019

Ford Focus 2019 | Imagem: Divulgação

A Ford já anunciou que vai deixar de produzir os modelos Focus e Fiesta na Argentina e no Brasil, respectivamente, mas no Oriente Médio, África e Europa o destino desses carros será outro. Isso porque a Ford planeja construir um futuro conectado, mais limpo e silencioso com seus veículos elétricos e autônomos. Por isso, a montadora vai produzir e comercializar, nas regiões citadas, o novo Ford Fiesta 48-volt mild-hybrid e o Focus EcoBoost Hybrid já no próximo ano, ajudando a marca a aumentar a sua linha de produtos elétricos e conquistar novos clientes.

“Nossos novos modelos Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid são exemplos do compromisso da Ford em oferecer veículos novos, mais ecologicamente sustentáveis, tecnologias sofisticadas e serviços valiosos para nossos clientes, e temos muitos outros exemplos para anunciar em Amsterdã na próxima semana”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford para Europa, Oriente Médio e Europa.

O Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid contarão com arquitetura híbrida leve, adaptada para melhorar a eficiência de combustível. Um motor de partida e um gerador integrado, acionado por correia (BISG), substitui o alternador padrão, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia normalmente perdida durante a frenagem e a parada por inércia ajuda a recarregar uma bateria de 48 volts de íons de lítio, que é refrigerada a ar.

O BISG também atua como um motor, integrando-se perfeitamente ao motor de combustão EcoBoost de três cilindros e 1.0 litro, usando a energia armazenada para fornecer assistência de torque durante a condução normal e aceleração, bem como para a atuação dos acessórios elétricos do veículo.

A assistência de torque elétrico ajuda a proporcionar um desempenho mais agressivo, especialmente em velocidades mais baixas do motor. O BISG também permitiu que os engenheiros da Ford aumentassem a potência do motor EcoBoost 1.0 utilizando um turbocompressor maior, diminuindo o turbo-lag.

“O nosso motor EcoBoost 1.0 já provou que a eficiência de combustível e o desempenho podem andar de mãos dadas. Nossa tecnologia EcoBoost Hybrid leva isso ao próximo nível ”, disse Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford Europa.

A Ford também está introduzindo soluções de motores híbridos leves para melhorar a eficiência de combustível das caminhonetes Transit de 2 toneladas e Transit Custom. Lembramos que o Transit deixou de ser produzido no Brasil devido ao fechamento da Fábrica de São Bernardo do Campo.

Até agora não há solução para a fábrica, pela qual o Governo do Estado de São Paulo luta para encontrar um comprador ou solução para não encerrar as atividades. Enquanto outros mercados renovam as esperanças com veículos híbridos e elétricos, o Brasil amarga com fechamento de fábricas e carros elétricos simplesmente inviáveis para o bolso do consumidor. Vale a pena destacar que a Ford também anunciou uma re-estruturação no mercado russo e vai deixar de produzir automóveis de passeio por lá. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!