França fecha o cerco contra SUVs poluentes

País planeja aumentar ainda mais as taxas sobre esse tipo de veículo. Ao mesmo tempo, quer diminuir subsídios a elétricos
Novo Defender finalizando testes: visual pode inspirar o futuro SUV de entrada da Land Rover

Novo Defender finalizando testes: visual pode inspirar o futuro SUV de entrada da Land Rover | Imagem: Divulgação

Enquanto o advento do utilitário esportivo vem tomando o mundo com uma grande velocidade, não são todos que estão vendo esse crescimento dos SUVs com bons olhos. A França, por exemplo, acabou de aprovar uma ação que elevará ainda mais as taxas sobre a compra desse tipo de veículo, considerado mais poluente naquele país.

Segundo informações da Bloomberg, a partir de 2020, a França deverá aumentar ainda mais as sobretaxas para SUVs poluentes. Hoje, já é cobrado um valor extra de 12.500 euros (cerca de R$ 56,6 mil) sobre esse tipo de veículo. A medida quer elevar esse número para 20.000 euros (R$ 90,5 mil). Atualmente, apesar da taxa já existente, cerca de 30% de todos os veículos novos comercializados no mercado francês são SUVs.

O ministro francês de Finanças, Bruno Le Maire, ainda adicionou que as propagandas de SUVs por lá deveriam ser acompanhadas por um aviso a respeito dos maiores danos ambientais causados pelos utilitários esportivos na comparação com veículos convencionais.

Além disso, o ministério das Finanças francês estima que a sobretaxa deve gerar cerca de 50 milhões euros (R$ 226,4 milhões) extras aos cofres do governo, que deverão ser utilizados para ajudar as montadoras daquele país a construírem carros menos poluentes.

Até os elétricos estão na mira dos franceses

Tendo distribuído cerca 550 milhões de euros (R$ 2,5 bilhões) no ano passo em subsídios para compra de veículos elétricos ou movidos a hidrogênio, o governo francês também quer reduzir seus gastos com esse tipo de transação no futuro.

Para 2020, o governo entrará com subsídios de até 6.000 euros (R$ 27,1 mil) apenas para veículos elétricos ou a hidrogênio que custarem no máximo 45 mil euros (R$ 203,7 mil). Os franceses apostam que, nos próximos anos, o custo do carro elétrico diminuirá e pretendem ir cortando o subsídio proporcionalmente.

Volkswagen Atlas Cross Sport 2019
França vai intensificar sobretaxa para SUVs que exagerem no consumo e emissões
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