Futuro nacional, A3 Sedan já está no Brasil

Novo modelo da Audi foi flagrado pelo AUTOO e já tem data de lançamento: 28 de janeiro

Audi A3 Sedan flagrado no Brasil | Imagem: AUTOO

Num primeiro momento, o sedã vermelho não chamou tanta a atenção da reportagem do AUTOO, mas bastou ver que o modelo não estava emplacado e se preparava para ser transportado em um caminhão para confirmar as suspeitas: o carro da foto ao lado é o inédito A3 Sedan, que será fabricado pela Audi no Brasil em 2015.

O sedã derivado do conhecido A3, no entanto, chegará importado ao País já em 2014. O lançamento ocorre a partir do dia 28 de janeiro, para fazer frente ao futuro rival também nacional, o CLA, da Mercedes-Benz, que também chega ao mercado no mês que vem.

Como AUTOO explicou, o A3 Sedan ficará abaixo do A4, que cresceu nas últimas gerações a ponto de permitir que um sedã compacto pudesse ser desenhado com base no hatchback. Em porte, o A3 Sedan lembra o atual Corolla. Tem entre-eixos de 2,64 m e comprimento de 4,5 m e linhas elegantes e limpas – daí a dificuldade em notá-lo nas ruas.

Parente do Golf VII

O A3 Sedan alemão deve chegar ao Brasil com motor 1.8 de 180 cv num primeiro momento. Ele será vendido até o 2º semestre de 2015 quando entrará em operação a linha de montagem nacional da Audi. O sedã compartilhará a mesma fábrica do novo Golf VII já que ambos usam a plataforma MQB, que será base da maior parte dos carros do grupo Volkswagen.

Não se sabe ainda qual será a faixa de preços do A3 Sedan, mas é natural que custe um pouco mais que o hatch – o Brasil valoriza o sedã, ao contrário de outros mercados. Se esse raciocínio for seguido, o A3 Sedan 1.8 deve custar acima de R$ 135 mil, mas, quem sabe, com a fábrica a Audi resolva torná-lo mais acessível.