Geely seria uma interessante candidata para assumir fábrica da Ford na Bahia

Linha de produção em Camaçari também estaria na mira de outras três montadoras chinesas, de olho em parceria com grupos nacionais
Geely Preface

Geely Preface | Imagem: Divulgação

Desde que a Ford anunciou o encerramento das atividades produtivas no Brasil, aguardavam-se notícias a respeito do destino de sua principal fábrica por aqui, localizada em Camaçari (BA). A esperança é que não se repita o que aconteceu com a linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP) da Ford, que foi vendida para uma construtora e causou a demissão dos trabalhadores.

De acordo com uma apuração da CNN Brasil, quatro montadoras chinesas estariam de olho na fábrica baiana da Ford. Seriam elas Geely, GAC, Changan e Great Wall. A ideia seria formar uma parceria com algum grupo nacional para trazer tais montadoras para o Brasil. Um dos cotados seria o Grupo CAOA, que até o momento não confirma a informação.  

Um dos diferenciais de Camaçari sobre a planta paulista, segundo a publicação, é que sua linha de montagem já é bem mais moderna e apta a produzir veículos atualizados com mais eficiência. Além disso, o Polo Industrial de Camaçari tem na fábrica da Ford um de seus principais ativos, o que incentivaria o governo local a encontrar um novo dono para a instalação.

Vale lembrar que a Geely já chegou a ser comercializada no Brasil em parceria com o Grupo Gandini, responsável também pela operação da Kia por aqui. A chinesa, porém, deixou de ser vendida em 2018 e, desde então, estaria buscando alternativas para retornar. De acordo com o colunista Fernando Calmon, em seu texto aqui no Autoo, apesar da intenção, ainda não havia nada concreto para a volta da Geely à época. 

A Geely é uma das maiores montadoras da China atualmente. Além disso, diversificou bastante seus negócios nos últimos anos. Isso incluiu a compra de grandes marcas tradicionais, como a Volvo e a Lotus. Além disso, Li Shifu, presidente da Geely, é o principal acionista do Grupo Daimler (dono da Mercedes-Benz) desde 2018.

Linha de produção da Ford em Camaçari (BA)
Linha de produção da Ford em Camaçari (BA)
Imagem: Divulgação