Geely, que estuda volta ao Brasil, vai desenvolver motores em parceria com a Volvo

Fabricantes vão criar uma nova empresa com foco em motores térmicos e propulsão híbrida
Volvo XC40 T5 Twin Engine

Volvo XC40 T5 Twin Engine | Imagem: Divulgação

Proprietária da Volvo desde 2010, a Geely anunciou que as duas fabricantes vão criar uma nova empresa em conjunto, com foco no desenvolvimento de motores a combustão e conjuntos propulsores híbridos. A iniciativa abre espaço para que a Volvo Cars consiga centrar seus esforços em propulsores elétricos "como parte de sua ambição de colocar a sustentabilidade no centro de suas operações", destaca a fabricante sueca. Em meados da próxima década, a Volvo espera que metade de suas vendas globais sejam de automóveis totalmente elétricos e a outra metade híbrida, com conjuntos propulsores fornecidos pela nova empresa. 

A Geely admitiu que também estaria aberta a fornecer esses novos propulsores para marcas de fora de seu conglomerado, que atualmente engloba as fabricantes Proton, Lotus, LEVC (London Electric Vehicle Company) e a LYNK & CO. Esses novos motores podem chegar futuramente ao mercado brasileiro graças aos rumores sobre a Geely retornar ao Brasil, como abordamos recentemente.

A montadora chinesa atuou por aqui entre 2014 e 2016 operada pelo Grupo Gandini. No curto período de tempo ela comercializou dois modelos no país: o sedã EC7 e o hatch GC2. Com 1.282 unidades vendidas no período, a tendência é que a marca volte se estabelecer por aqui com algum tipo de parceria ou aliança estratégica com o Grupo HPE, atualmente responsável pelas operações das japonesas Mitsubishi e Suzuki no Brasil.

Comprometida com o desenvolvimento de carros eletrificados, a Volvo pretende aumentar a participação de modelos com esse tipo de propulsão no Brasil, partindo de uma cobertura atual de 22% desses modelos em sua gama importada ao país para 40% de participação deles no ano que vem. A marca oferece hoje 250 pontos de carregamento para veículos elétricos ou híbridos da marca no Brasil, sendo que tem com meta dobrar esse número em 2020.  

Volvo XC40 2019
Volvo XC40 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!