O Salão de Detroit, às moscas na edição de 2009, talvez seja um dos principais tradutores da nova linha de pensamento da General Motors. Com a queda nas vendas do mercado norte-americano e a crescente demanda dos consumidores por veículos menores e mais econômicos, a montadora teve de rever sua filosofia, mas, claro, sem renegar suas origens. Quem visitar a mostra, verá no mesmo estande o Acadia e o Urban Utility Concept, que cristalizam a tradição e a busca por renovação da marca, respectivamente.
 
O lançamento oficial será no dia 11, quando o Salão de Detroit abre suas portas, mas a General Motors já revelou a segunda geração do GMC Acadia, jipão de 5,1 m de comprimento, 3 m de entreeixos e 1,71 m de largura. Para deslocar tanta massa, o Acadia guarda sob o capô um motor de 3.6 litros V6 – similar ao do nosso Captiva – com injeção direta e 288cv. Seu câmbio é automático, de seis velocidades, enquanto as rodas são aro 20. Como é típico dos carros norte-americanos, há muito luxo no interior. Destaque para a TV com DVD destinada aos passageiros de trás, sistema que projeta informações no para-brisas, ar-condicionado trizona, teto solar duplo, GPS, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, CD-Player com Bluetooth e dez alto-falantes, além de câmera traseira para auxílio a manobras. Capaz de levar até oito passageiros, o GMC Acadia chegará às lojas dos EUA no terceiro trimestre.
 
Já o GMC Urban Utility Concept é a antítese do Acadia. A empresa ainda não informou características mecânicas do modelo, mas ele será um claro concorrente do urbaníssimo Toyota Scion xB, desenvolvido especialmente para a geração Y – jovens de até 25 anos, antenados às tendências, inclusive as ecológicas. Ou seja, totalmente diferente de SUVs grandalhões feitos para numerosas famílias.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/