Google anuncia Android para carros
Sistema usado em smartphones e tablets será aplicado em centrais multimídias
O Google confirmou nessa segunda-feira (6) que vai oferecer o sistema operacional Android para automóveis. O anúncio foi realizado na véspera do Consumer Eletronics Show (CES) 2014, um dos eventos mais importantes de tecnologia dos Estados Unidos, realizado anualmente em Las Vegas. Juntos da empresa de internet estão as montadoras GM, Honda, Hyundai e Audi e a Nvidia, fabricante de componentes de computador.
O Android vai funcionar da mesma forma como em smartphones e tablets, com controle a partir de toques na tela e a possibilidade de baixar aplicativos, sendo alguns exclusivos à mobilidade. Segundo o Google, uma série de desenvolvedores já estão trabalhando na criação de apps para carros e na adaptação de outros para a versão automotiva do sistema.
“A plataforma aberta (do sistema Android) permite que montadoras criem recursos inovadores para os motoristas. Podemos desenvolver soluções para segurança e mobilidade”, aponta o comunicado do Google sobre a nova empreitada.
Especial: Como funciona o carro do Google que dirige sozinho
A primeira empresa de computadores a se associar com uma montadora foi a Microsoft, que desenvolveu o sistema SYNC para carros da Ford. A Apple também se prepara para entrar no segmento com o projeto “IOS no carro”, que já tem a participação de fabricantes como Mercedes-Benz, Ferrari, Kia Motors, Nissan, entre outras. A previsão é que o sistema da fabricante do iPhone chegue aos automóveis ainda neste ano.
Conforme divulgou o Google, o Android para carros será lançado até o final de 2014. No entanto, a empresa ainda não revelou qual será o primeiro carro ou montadora que estreará o sistema operacional. Com a nova fonte de integração, a empresa de internet espera atingir, ainda neste ano, a marca de 1 bilhão de dispositivos controlados pelo software, que também é aplicado em videogames e até em eletrodomésticos.