Governo da Bahia quer atrair montadoras para assumir fábrica da Ford

Administração estadual criou um grupo de trabalho para avaliar alternativas ao fechamento da fábrica em Camaçari
EcoSport e Ka deixam de ser produzidos no Brasil com fim das atividades da fábrica em Camaçari

EcoSport e Ka deixam de ser produzidos no Brasil com fim das atividades da fábrica em Camaçari | Imagem: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou no início da noite desta segunda-feira (11) a decisão da Ford de encerrar as atividades produtivas de sua fábrica em Camaçari, no estado nordestino, além de Taubaté (SP) e Horizonte, no Ceará, onde eram produzidos os jipes da Troller.

Segundo Rui Costa, o executivo estadual anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir alternativas ao fechamento da fábrica da Ford na Bahia. A iniciativa, que conta com a participação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), busca inclusive atrair uma nova montadora para assumir a estrutura da Ford.

Nós não vamos ficar parados e iremos fazer a nossa parte. Hoje mesmo já entrei em contato com embaixadas de outros países, especialmente asiáticos, para efetivar o convite para que indústrias automotivas venham visitar nosso parque e conhecer nossa infraestrutura para que possamos atrair o interesse de outros grupos e voltemos a ter, o mais rápido possível, a fabricação de carros na Bahia, garantindo a renda e o emprego para milhares de famílias de baianos e baianos”, anunciou Rui Costa. 

A saída da Ford do Brasil significa milhares de desempregados, sendo cerca de 6 mil demissões somente na Bahia. Significa aumento da pobreza em nossa nação. Infelizmente, são centenas de indústrias que vão fechando, semana após semana, já que temos um país que não cuida da sua economia, não garante segurança institucional a seus investidores e não faz as reformas necessárias – inclusive a tributária de que tanto precisamos. Ficamos indignados e tristes, pela falta de gestão, de competência e de trabalho, em nosso país. Infelizmente, enquanto uns, dia após dia, só fazem politicagem, nosso país vai perdendo centenas de investidores e postos de trabalho”, manifestou o atual governador da Bahia. 

Ainda segundo nota do Governo do Estado da Bahia, o executivo local também entrou em contato com a embaixada chinesa em busca de possíveis investidores.

Ministério da Economia lamenta decisão 

Em nota publicada na noite desta segunda-feira, o Ministério da Economia lamentou a decisão da Ford de fechamento de suas fábricas no país. A pasta também "reforçou a importância da redução do Custo Brasil e das reformas estruturais". Confira o conteúdo na íntegra: "o Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise. O ministério trabalha intensamente na redução do Custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes. Isto reforça a necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas estruturais". 

Em 2014, marco importante foi alcançado pela Ford em Camaçari
Em 2014, marco importante foi alcançado pela Ford em Camaçari
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags