Greenpeace faz campanha por carros mais eficientes no Brasil

Grupo ecológico pede a GM, Fiat e VW que parem de produzir carros com 'tecnologia velha' no mercado brasileiro

Greenpeace protestas contra carros defasados | Imagem: Greenpeace

O Greenpeace deu um “cutucão” nas divisões brasileiras de VW, Fiat e GM. A organização não governamental lançou uma campanha pedindo a essas marcas, as três maiores do Brasil, que parem de produzir automóveis com “tecnologia velha” e invistam em carros mais eficientes para reduzir o consumo de combustível e emissões.

Como parte da ação, a ONG realizou um ato na manhã desta terça-feira (15) pelas ruas de São Paulo, na qual um carro da Idade da Pedra com ativistas vestidos como homens das cavernas passeou pela cidade exibindo os logotipos das três fabricantes.

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“A União Europeia, os Estados Unidos e vários outros países estão muito mais avançados nas discussões sobre eletromobilidade e já adotaram metas ousadas de eficiência energética para seus veículos. Estamos ficando para trás nessa corrida, colocando nas ruas carros que têm design atual, mas que ainda gastam muito combustível e contribuem largamente para o aquecimento global”, diz Iran Magno, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

Segundo pesquisa realizada pela Coppe/UFRJ , encomendada pelo Greenpeace, as emissões de CO2 dos veículos brasileiros podem ser reduzidas. De acordo com os dados, caso as montadoras nacionais seguissem os mesmos padrões de eficiência energética em vigor na Europa, o Brasil chegaria a 20130 com emissões mais baixas que as de hoje, mesmo com uma frota duas vezes maior que a atual.
 
“A indústria de automóveis também precisa tomar medidas para amenizar sua contribuição ao aquecimento global”, diz Magno. “Fiat, Volkswagen e Chevrolet, que detêm 61% do mercado brasileiro de automóveis, já estão produzindo carros mais limpos e eficientes em outros países. Portanto, um alinhamento tecnológico para os veículos produzidos no país é imprescindível”, afirmou o coordenador.

O Greenpeace propõe que a indústria brasileira se comprometa com as mesmas metas da União Europeia até 2012. A proposta, portanto, exige aumento mínimo de 41% da eficiência energética e apresentação de um plano de investimento em alternativas ao motor à combustão. No site www.ocarroqueeuquero.org.br, os consumidores podem enviar mensagens às empresas pedindo essas mudanças.