Grupo Hyundai-Kia ainda tem nos planos uma picape média?

Executivo da Kia na Austrália analisa os caminhos possíveis para um modelo do tipo na gama
Projeção artística de Enoch Gonzales sobre a futura picape média da Hyundai

Projeção artística de Enoch Gonzales sobre a futura picape média da Hyundai | Imagem: Enoch Gonzales

Há um bom tempo fala-se de uma aguardada picape de porte médio da Hyundai, modelo que iria posicionar a fabricante sul-coreana no segmento de Toyota Hilux, Ford Ranger, entre outros modelos da categoria. 

Os meses foram passando e, apesar do assunto da picape média ter arrefecido, a Hyundai não deixou de surpreender ao finalmente tirar do papel o projeto da Santa Cruz ao menos para o mercado dos EUA. O modelo de porte intermediário lembra muito a proposta da Fiat Toro.  

Como a Hyundai e a Kia integram o mesmo conglomerado industrial, ainda permanece a dúvida se as marcas consideram uma entrada no segmento de picapes médias, que ainda mostra-se relevante sobretudo em mercados como América do Sul, Europa, África, parte do continente asiático, entre outros. 

Em conversa com o australiano CarsGuide, o COO da Kia Australia, Damien Meredith, ponderou que, se o grupo deseja entrar na categoria de picapes médias, o momento é “agora ou nunca”. 

Uma vez que você direcionar o portfólio de produtos somente para modelos elétricos, algo para o qual estamos caminhando nas próximas décadas, será um tanto quanto desafiador ter em sua linha um modelo como um utilitário de médio porte diesel, por exemplo. Como vamos lidar com isso? Em resumo, creio que, se a companhia pensa em entrar no segmento, então precisa ser agora”, analisa Meredith. 

Chances

Segundo o executivo, existe “10% de chance” de que o conglomerado sul-coreano invista em uma picape do porte de Hilux e cia., modelos que, inclusive, também fazem muito sucesso na Austrália. 

O responsável pelas operações da Kia no país acrescenta que a previsão é que até o fim desta década o portfólio da marca deverá contemplar 50% de modelos puramente elétricos. 

Com uma boa reputação de qualidade e durabilidade de seus veículos, é fato que a entrada do grupo Hyundai-Kia no segmento de picapes médias poderia muito bem incrementar a concorrência da categoria. 

Resta saber se, dentro da estratégia da companhia, ainda haverá tempo – e interesse comercial – de investir em modelos desse tipo. 

Ilustração de Kleber Silva para uma eventual picape da Kia
Ilustração de Kleber Silva para uma eventual picape da Kia
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa