Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

HB20 retoma liderança entre os automóveis na reta final do ano

Hatch da Hyundai superou as vendas do Argo e já emplacou 83,6 mil unidades em 2021

Como mostramos na semana passada, o ranking de vendas de veículos novos no Brasil tem vários líderes consolidados, com exceção da briga pelo posto de automóvel mais emplacado do país. Disputam esse título o Fiat Argo e o Hyundai HB20, por conta dos problemas de produção do Onix.

E o HB20 voltou a ultrapassar o Argo nos últimos dias. O modelo da marca sul-coreana acumulava 83.591 unidades emplacadas enquanto o rival atingia 83.355 até segunda-feira.

No mês, o Hyundai já tinha 5 mil veículos vendidos contra 3,2 mil do Fiat, o que permitiu uma nova virada na tabela.

Trata-se da segunda vez no ano que o HB20 ultrapassa o Argo. O Hyundai começou 2021 à frente e permaneceu assim até julho. Mas a Fiat, após um início ruim, empreendeu um nível de emplacamentos elevado até conseguir a ponta em agosto.

No mês seguinte, o HB20 voltou ao 1º lugar, mas as posições se inverteram novamente em outubro, com o Argo permanecendo à frente em novembro.

O cenário, no entanto, continua indefinido já que a Fiat costuma desovar emplacamentos nos últimos dias do mês. A primeira posição em 2021 daria à montadora um resultado inédito já que o veículo mais vendido do ano é a picape Strada, que já assegurou esse título, como comentamos.

E é bom Hyundai e Fiat aproveitarem o momento porque a Chevrolet, parcialmente recuperada dos problemas de produção, já recolocou o Onix na liderança mensal em novembro e deve repetir a dose em dezembro. O hatch produzido em Gravataí já passava das 7 mil unidades até anteontem, suficiente para ultrapassar o Jeep Compass no acumulado do ano.

O HB20 começou o ano à frente, mas foi superado pelo Argo em agosto, quando começaram a ser revezar na liderança
O HB20 começou o ano à frente, mas foi superado pelo Argo em agosto, quando começaram a ser revezar na liderança
Imagem: AUTOO

Veja outras colunas

Kia registra patente do novo Sportage europeu no Brasil

25/01/2022 07h15

SUV que começa a ser vendido no Velho Continente é menor que modelo destinado aos EUA. Versão híbrida utiliza motor 1.6 turbo que atua junto a propulsor elétrico

Onix de volta à liderança em 2022? Ainda não

20/01/2022 08h20

No início de janeiro, a Strada e os SUVs Renegade e Compass estão no topo de ranking de vendas enquanto o Peugeot 2008 já superou vendas de dezembro

China vendeu 100 vezes mais carros elétricos que o Brasil

17/01/2022 12h30

Em 2021, foram 3,52 milhões de unidades, número 80% maior que a soma de todos os veículos leves emplacados no Brasil no ano passado, poluentes ou não