Híbrido esportivo, i8 vem com 362 cv

Novo carro verde da BMW atinge 250 km/h, modelo roda quase 50 km por litro de gasolina

BMW i8 une consumo de hibrido com desempenho de esportivo | Imagem: Divulgação

A BMW está nos preparativos finais para iniciar a produção do i8 na fábrica de Leipzig, na Alemanha, já no mês de abril. Segundo o cronograma da montadora, as primeiras unidades do segundo modelo da linha “i” começam a ser entregues em  junho, para os principais mercados da Europa. Aproveitando o anúncio, a marca aproveitou para revelar algumas especificações técnicas do esportivo que ainda eram desconhecidas.

O híbrido combina um motor 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros a gasolina de 231 cv e 32,6 kgfm de torque a um elétrico de 131 cv. O sistema, que a BMW chama de eDrive, inclui uma bateria de lítio com uma capacidade útil de 5,2 kWh, com gerenciamento de energia inteligente que usa a potência combinada de 362 cv para fornecer desempenho de tirar o fôlego.

Os números são significativos se levarmos em conta que este é um veículo “verde”: o 0 a 100 km/h é realizado em 4,4 segundos com um consumo de combustível médio 48 km/l e emissões de CO2 de 49 g/km. Já o consumo de energia foi medido em 11,9 kWh por 100 km, conforme divulgou o fabricante. O que também auxilia na performance é o baixo peso, de 1.485 kg, e um bom coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,26. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

Veja mais: AUTOO andou no carro elétrico BMW i3

No modo totalmente elétrico, o BMW i8 tem velocidade máxima de 120 km/h e autonomia de 37 quilometros. Enquanto o tempo de recarga da bateria varia de duas a três horas em estações tradicionais, diz a marca.

O i8 também será o primeiro modelo de produção a sair da fábrica equipado com faróis a laser. A nova tecnologia, segundo a marca, é cerca de 30% mais eficiente do que os faróis de LED padrão, pois fornecem iluminação com alcance de até 600 metros.

Nos principais mercados mundiais, o carro já esta disponível para reserva desde outubro de 2013, no entanto, a BMW se surpreendeu quando o número de interessados ultrapassou o volume de produção inicial planejado. A narca, porém, ainda não revelou o preço do i8.