Hitech apresenta o primeiro carro elétrico e autônomo projetado no Brasil

Modelo movido a baterias foi apresentado em Curitiba (PR), atinge 50 km/h e tem autonomia declarada de 100 km
Hitech e.coTech4 Autônomo

Hitech e.coTech4 Autônomo | Imagem: Divulgação

Apesar de o Brasil já ter se aventurado com os carros elétricos ainda nas décadas de 1970 e 1980 com alguns protótipos da Gurgel Motores, poucas iniciativas foram feitas desde então para levar essa tecnologia à frente. Agora, a Hitech Electric, empresa focada em soluções de mobilidade urbana, apresentou o primeiro veículo elétrico e autônomo desenvolvido no Brasil.

Chamado de e.coTech4 Autônomo, o carro é movido à energia elétrica e consegue levar dois passageiros. O modelo tem velocidade máxima de até 50 km/h sua autonomia declarada é de 100 km. O carro pode ser controlado até mesmo de forma remota por meio de aplicativo de celular. Sua automação já é de nível 4, onde o carro tem capacidade para se conduzir sozinho, mas mantém as interfaces para que o motorista possa assumir a direção.

Para desenvolver o e.coTech4 Autônomo, a Hitech Electric definiu as especificações técnicas do veículo e as adequações físicas para implementação da tecnologia de direção autônoma. Trabalhou ainda com a parceria do Lume Robotics, projeto de inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A novidade foi apresentada no último dia 30 de janeiro, em Curitiba (PR), na sede da Positivo Tecnologia, outra parceira tecnológica da Hitech Electric. Inicialmente, o veículo autônomo será oferecido apenas para empresas. Ele também pode ser alugado por outras companhias e utilizado para transporte de passageiros ou cargas em ambientes internos como pátios fabris, campi universitários, resorts ou clubes. A Hitech Electric trabalha com contratos de locação de 24 ou 36 meses.

Segundo a sua fabricante, o carro é capaz de trafegar sem motorista por regiões previamente mapeadas. Ele também estaria apto a atender a todas as solicitações de transporte entre os pontos das localidades identificadas e não requer preparação especial da infraestrutura viária nem utilização de GPS.

De acordo com a Hitech Electric, o e.coTech4 Autônomo é mais econômico que os veículos tradicionais. Cálculos da empresa apontam que, para rodar 100 km com esse tipo de veículo elétrico se gastaria, em média, R$ 4,50. O carro pode ser carregado em qualquer tomada elétrica de 110V ou 220V e sua carga leva cerca de seis horas.

Hitech e.coTech4 Autônomo
Hitech e.coTech4 Autônomo
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!