Homens preferem carros chamativos e mulheres modelos compactos
Pesquisa aponta que o Porsche 911 é o carro preferido do público masculino; MINI é a marca preferida das mulheres
Quem nunca se deparou com o seguinte assunto: esse carro é de homem ou de mulher? Embora as montadoras desenvolvam seus veículos pensando em ambos os sexos, alguns acabam estigmatizados como sendo mais apropriados para o público masculino ou feminino. Para ir mais a fundo nesta questão o website TrueCar.com elaborou uma pesquisa que mostra a preferência do consumidor por carros de acordo com o sexo.
Uma análise rápida logo aponta que os homens preferem veículos espalhafatosos, enquanto as mulheres gostam mais de carros compactos.
Segundo a pesquisa, realizada nos Estados Unidos, o automóvel com maior percentual de compra por homens é o Porsche 911, com 88,2%. Esse público também tem um certo apreço por veículos de grande porte, não à toa nas posições seguintes aparecem as enormes picapes GMC Sierra (com 87,5% do volume adquirido por homens) e a camionetes Ford F-Series (87%).
Já a montadora que mais interessa ao público masculino é a Ferrari: em 2011 de todos os veículos da marca italiana emplacados, 92,5% deles foram comprados por motoristas homens. Outras marcas no topo do ranking do “clube do bolinha” são Bentley (83,4%), Maserati (82,8%) e Porsche (76,5%), cuja participação entre os homens só não é maior por conta do Cayenne, que é o veículo da marca alemã que mais atinge as mulheres.
A mulherada, por sua vez, mostra que prefere veículos pequenos, práticos e fáceis de dirigir. O modelo com maior percentual de compra feminina, de acordo com o site, é o sedã Volvo S40, com 57,9%. Na sequência aparece o crossover Nissan Rogue (46,2%), com sua cabine “altinha”, seguido do, quem diria, conversível VW Eos (56,4%) e o Beetle (54,6%).
Quanto as fabricantes preferidas das mulheres, a número 1 em 2011 foi a MINI, com 46,2% de participação. Logo depois vêm Nissan (45,7%), Kia Motors (45,6%) e Honda (45,5%). Confira abaixo nas tabelas como fica a distribuição dos principais veículos e fabricantes de acordo com o sexo dos compradores:
Mini | 46,2% |
Nissan | 45,7% |
Kia | 45,6% |
Honda | 45,5% |
Mitsubishi | 44,9% |
Mazda | 44,3% |
Lexus | 44,2% |
Suzuki | 44,0% |
Subaru | 43,9% |
Hyundai | 43,7% |
Ferrari | 92,5% |
Bentley | 83,4% |
Maserati | 82,8% |
Porsche | 76,5% |
Jaguar | 73,9% |
GMC | 73,5% |
Dodge | 72,0% |
Land Rover | 71,2% |
Ford | 68,6% |
Chevrolet | 67,8% |
Volvo S40 | 57,9% |
Nissan Rogue | 56,9% |
Volkswagen Eos | 56,4% |
Volkswagen Beetle | 54,6% |
Hyundai Tucson | 54,0% |
Honda CR-V | 53,4% |
Toyota RAV4 | 53,0% |
Nissan Juke | 52,7% |
Jeep Compass | 52,7% |
Nissan Versa | 52,2% |
Porsche 911 | 88,2% |
GMC Sierra | 87,5% |
Ford F-Series | 87,0% |
Chevrolet Corvette | 86,9% |
Chevrolet Silverado | 86,4% |
BMW M3 | 85,1% |
Audi S4 | 84,7% |
Audi A8 | 84,4% |
Cadillac Escalade EXT | 84,3% |
Maserati Granturismo | 84,3% |