Homens preferem carros chamativos e mulheres modelos compactos

Pesquisa aponta que o Porsche 911 é o carro preferido do público masculino; MINI é a marca preferida das mulheres

As mulheres preferem o MINI | Imagem: MINI

Quem nunca se deparou com o seguinte assunto: esse carro é de homem ou de mulher? Embora as montadoras desenvolvam seus veículos pensando em ambos os sexos, alguns acabam estigmatizados como sendo mais apropriados para o público masculino ou feminino. Para ir mais a fundo nesta questão o website TrueCar.com elaborou uma pesquisa que mostra a preferência do consumidor por carros de acordo com o sexo.

Uma análise rápida logo aponta que os homens preferem veículos espalhafatosos, enquanto as mulheres gostam mais de carros compactos.

Segundo a pesquisa, realizada nos Estados Unidos, o automóvel com maior percentual de compra por homens é o Porsche 911, com 88,2%. Esse público também tem um certo apreço por veículos de grande porte, não à toa nas posições seguintes aparecem as enormes picapes GMC Sierra (com 87,5% do volume adquirido por homens) e a camionetes Ford F-Series (87%).

Já a montadora que mais interessa ao público masculino é a Ferrari: em 2011 de todos os veículos da marca italiana emplacados, 92,5% deles foram comprados por motoristas homens. Outras marcas no topo do ranking do “clube do bolinha” são Bentley (83,4%), Maserati (82,8%) e Porsche (76,5%), cuja participação entre os homens só não é maior por conta do Cayenne, que é o veículo da marca alemã que mais atinge as mulheres.

A mulherada, por sua vez, mostra que prefere veículos pequenos, práticos e fáceis de dirigir. O modelo com maior percentual de compra feminina, de acordo com o site, é o sedã Volvo S40, com  57,9%. Na sequência aparece o crossover Nissan Rogue (46,2%), com sua cabine “altinha”, seguido do, quem diria, conversível VW Eos (56,4%) e o Beetle (54,6%).

Quanto as fabricantes preferidas das mulheres, a número 1 em 2011 foi a MINI, com 46,2% de participação. Logo depois vêm Nissan (45,7%), Kia Motors (45,6%) e Honda (45,5%). Confira abaixo nas tabelas como fica a distribuição dos principais veículos e fabricantes de acordo com o sexo dos compradores:

Marcas preferidas pelas mulheres em 2011

Mini 46,2%
Nissan 45,7%
Kia 45,6%
Honda 45,5%
Mitsubishi 44,9%
Mazda 44,3%
Lexus 44,2%
Suzuki 44,0%
Subaru 43,9%
Hyundai 43,7%

Marcas preferidas pelos homens em 2011

Ferrari 92,5%
Bentley 83,4%
Maserati 82,8%
Porsche 76,5%
Jaguar 73,9%
GMC 73,5%
Dodge 72,0%
Land Rover 71,2%
Ford 68,6%
Chevrolet 67,8%

Os 10 carros preferidos pelas mulheres em 2011

Volvo S40 57,9%
Nissan Rogue 56,9%
Volkswagen Eos 56,4%
Volkswagen Beetle 54,6%
Hyundai Tucson 54,0%
Honda CR-V 53,4%
Toyota RAV4 53,0%
Nissan Juke 52,7%
Jeep Compass 52,7%
Nissan Versa 52,2%

Os 10 carros preferidos pelos homens em 2011

Porsche 911 88,2%
GMC Sierra 87,5%
Ford F-Series 87,0%
Chevrolet Corvette 86,9%
Chevrolet Silverado 86,4%
BMW M3 85,1%
Audi S4 84,7%
Audi A8 84,4%
Cadillac Escalade EXT 84,3%
Maserati Granturismo 84,3%