Honda Civic ganha versão preparada para as pistas

Type R TC recebe modificações de fábrica e vem preparado para competições seguindo regras da FIA
Honda Civic Type R TC

Honda Civic Type R TC | Imagem: Divulgação

Prepare um espaço em seu caderno para anotar mais um Civic esportivo ao qual não temos acesso ao Brasil. Enquanto por aqui a Honda oferece apenas a versão Si com carroceria cupê de duas portas, nos EUA, os clientes podem tê-lo também como sedã de quatro portas. Além disso, eles têm à disposição a poderosa configuração Type R. Agora, a Honda passou a oferecer o Civic Type R TC, preparado para as pistas.

Por lá, quem tiver US$ 89.900, cerca de R$ 367 mil em conversão direta, pode ter acesso a um carro que, essencialmente, foi feito para competições. Basta ter uma licença de piloto e sair competindo nas categorias SRO Touring Cars Americas, SCCA T2, NASA ST5 e NASA E2. Todas correm com carros de produção.

O TC é derivado do Civic Type R, mas traz peças com desenvolvimento específico para essa versão de competição. Entre as alterações estão o radiador e sistema de arrefecimento revisados, escape modificado, bloqueio de diferencial, tanque de combustível com 60,5 litros de capacidade, grade maior para aumentar o fluxo de ar no motor, dutos no para-choque dianteiro para resfriar os freios e um novo capô de fibra de vidro. Por dentro também foram efetuadas modificações para atender às exigências de segurança das corridas.

Enquanto a versão normal do Civic Type R traz um motor 2.0 turbo desenvolvendo 309 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, o Type R TC pode entregar entre 273 cv e 334 cv, dependendo da regulamentação específica de cada categoria. O câmbio é o mesmo manual de seis marchas encontrado na versão de rua, mas a terceira e quarta marchas foram reforçadas.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!