Honda com mais um sedã no Brasil?

Registro no INPI revela que montadora decidiu patentear o sedã Crider, primo do City, no país, dando indícios de uma possível mudança em sua estratégia
Honda Crider 2018

Honda Crider 2018 | Imagem: Divulgação

 Uma breve análise nos emplacamentos de 2018 revela um fato incômodo para a Honda. A rival Toyota vende 31% mais sedãs no Brasil que ela e o mais grave, com apenas um modelo, o Corolla, contra dois produtos, Civic e City – só há pouco tempo ela ganhou mais um veículo, o Yaris, ainda em subida nas vendas.

Não bastasse o custo de ter dois modelos diferentes em produção, a Honda também fatura muito menos do que a Toyota nesse segmento, algo como metade da receita que sua rival consegue apenas com o Corolla, um produto de ticket médio bem mais alto.

Por isso não é de estranhar que a Honda tenha decidido registrar a patente de um novo modelo de sedã no Brasil, como mostra a publicação mais recente do INPI, instituto que controla esse assunto por aqui.

Trata-se do Crider, um modelo baseado no City mas criado originalmente para a China e lançado a partir de 2013. Por essa razão, o sedã é grande, até maior que o Civic em alguns aspectos, além de ter um design mais opulento.

Mas qual seria a lógica de lançar um concorrente interno para o Civic? Aí é que pode estar o segredo: o Crider pode ser o novo City com uma proposta diferente da atual.

Pouco por muito dinheiro

É fato que o City é um sedã que não teve a aceitação no Brasil que se esperava. Embora seja compacto, ele custa muito, entre R$ 75 mil e R$ 85 mil – a versão DX manual é ignorada nas lojas. É verdade que hoje ele tem concorrentes mais próximos como o Virtus e o Yaris, mas a baixa procura – em agosto foram somente 1.200 unidades – pode denunciar que o consumidor não parece disposto a levar um carro que nem ESP traz como opcional.

Por outro lado, o próprio Civic tem sofrido com uma demanda baixa mesmo sendo mais atual que o Corolla. Em vez de repetir o sucesso da 8ª geração, o conhecido “New Civic”, que rompeu com o design apático de sedãs, o atual sedã, embora muito ousado, não conseguiu cativar aquele cliente que flutua entre a Toyota e a Honda.

Nesse cenário, um sedã de design mais clássico, dimensões mais generosas e um conteúdo melhor – com direito a painel digital no cluster e tela flutuante na central multimídia – pode ser a resposta para enfrentar não só seus rivais diretos mas também parte da clientela do Corolla.

Como utiliza a mesma plataforma do City, o Crider não significa uma custosa adaptação. A grande questão é saber qual será o futuro desse segmento de mercado, que passou a sofrer também com o crescimento dos SUVs compactos, para variar.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa