Honda cria ''máscara'' para automóveis capaz de evitar vírus no interior dos veículos

Novidade pode filtrar 99,8% dos vírus circulando pelo ar em cerca de 15 minutos
Honda N-Box

Honda N-Box | Imagem: Divulgação

A Honda apresentou nesta semana uma criação muito interessante em uma época onde a prevenção de doenças está em alta.

Chamada de Kurumask, algo como “máscara automotiva” em uma tradução livre, a novidade nada mais é do que uma capa que pode ser aplicada em um filtro de cabine. De acordo com a fabricante japonesa, ela é capaz de evitar que 99,8% dos vírus aéreos circulem pelo interior do veículo ao longo dos primeiros minutos de uso do sistema de climatização. 

Para atingir esse percentual de eficiência, explica a Honda, é necessário que o sistema de ar-condicionado funcione por pelo menos 15 minutos. Ao longo de 24 horas, a Kurumask é capaz de eliminar 99,9% dos vírus no habitáculo do carro. A capa para o filtro de cabine será eficaz por cerca de um ano, acrescenta a fabricante.

Os testes em questão, realizados no compacto N-Box lançado neste ano, levaram em consideração o modo de recirculação de ar ativado, o que evita que mais ar externo seja utilizado pelo sistema de ar-condicionado. 

Para realizar a ação de deixar o carro livre dos principais vírus, a Kurumask utiliza pontas microscópicas em sua superfície, as quais são capazes de prender e danificar a estrutura dos vírus, tornando-os inativos. A solução tomou como base pesquisas acadêmicas que descobriram que libélulas usam esse mecanismo para manter suas asas sempre limpas.

Acima a Kurumask, capa para filtro de cabine capaz de evitar a circulação de vírus dentro do automóvel
Acima a Kurumask, capa para filtro de cabine capaz de evitar a circulação de vírus dentro do automóvel
Imagem: Divulgação

A equipe que trabalhou no desenvolvimento da Kurumask afirmou que a máscara é eficaz contra quatro tipos de vírus, cada um com características diferentes. 

A Honda conta com um programa em que está ajudando no transporte de pacientes com Covid-19 e a ideia principal para o desenvolvimento da Kurumask foi criar um ambiente mais protegido para os motoristas. “Nós queremos que os responsáveis pelo transporte dos pacientes sintam-se mais seguros e confortáveis, em especial nos momentos em que os vidros dos carros precisam permanecer fechados por conta de temperaturas externas muito baixas”, explica Takaharu Echigo, engenheiro responsável pelo desenvolvimento da nova cobertura para o filtro de cabine. 

Segundo a Honda, além do N-Box lançado neste ano, a fabricante planeja oferecer a Kurumask para outros modelos de sua gama.

A Kurumask é aplicada diretamente no filtro de cabine
A Kurumask é aplicada diretamente no filtro de cabine
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa