Honda e Toyota terão novos modelos no Brasil

Montadoras japonesas fazem segredo, mas têm planos para as unidades de Sorocaba e Sumaré

Honda CR-V Flex 2013 | Imagem: Divulgação

O discurso oficial é que elas estão satisfeitas com suas vendas, mas tanto Honda como Toyota planejam novos modelos para serem fabricados no Brasil. A ideia é aproveitar a capacidade extra que as duas marcas ganharão com as fábricas de Itirapina e Sorocaba. Em conversas informais com o AUTOO, as duas montadoras deixaram escapar alguns dados a respeito desses projetos.

Companheiro para o Civic em Sumaré

A Honda não faz mistério sobre seus planos a curto prazo no Brasil. Lançará a nova geração do sedã City em setembro, importará o Civic Si cupê do Canadá em outubro e deve mostrar o Vezel, primeiro SUV compacto da marca, no Salão do Automóvel, poucos meses antes do lançamento.

Os dois - e mais o novo Fit - usarão a nova unidade de Itirapina, interior de São Paulo, que terá a mesma capacidade de Sumaré, porém, empregando metade da quantidade de funcionários. O ganho em produtividade virá da automatização da produção.

Com isso, Sumaré deve desafogar e dar conta de um esperado aumento na demanda pelo Civic, segundo a Honda. Mas não é só. Nosso interlocutor deixou escapar que Sumaré terá um novo modelo: “Em Sumaré produzimos modelos com tanque central (Fit e City) e tanque traseiro (Civic). Em Itirapina, faremos apenas modelos com tanque central e um Sumaré o Civic e outro modelo que não posso revelar”, disse o funcionário da Honda.

Um candidato ideal seria o CR-V, que hoje vem do México em ritmo inconstante. Embora a cota vá aumentar, de acordo com a Honda, não é a situação ideal. Uma versão hatch do Civic é pouco provável por só existir num projeto bem diferente, para a Europa. Ou seja, o CR-V seria um produto interessante para virar nacional, a não ser que a Honda mude de ideia e decida brigar no segmento de compactos premium, com um modelo inédito para enfrentar HB20, Onix e cia.

Toyota Vios
Divulgação

Segundo executivo da Toyota, sedã Vios está descartado no Brasil, mas possibilidade de um SUV compacto ficou no ar.

Transmissão nacional

Com a Toyota, a situação não é diferente. A maior montadora do mundo ampliou sua presença no Brasil com o Etios, mas o carrinho, embora tenha melhorado um pouco nas vendas, não condiz com a importância da marca. Tanto assim que a fábrica de Sorocaba foi pensada para produzir 400 mil carros por ano e hoje ainda está longe de chegar a 100 mil unidades.

Os executivos com quem o AUTOO conversou negaram o lançamento do Vios, um belo sedã que usa a base do Etios, e que briga num patamar um pouco acima, mas deixaram vazar alguns pontos que reforçam a ampliação do portfólio no Brasil. Um deles é que a fábrica de motores de Porto Feliz, que está em construção, fará um inédito motor 1.5 de três cilindros, mais potente e econômico que o atual. E não é só: um deles acabou revelando que a Toyota terá uma fábrica de transmissões ao lado da de motores.

Produzir motores e transmissões no Brasil é um passo só dado por fabricantes de grandes volumes. Em outras palavras, a Toyota não está contente em vender pouco mais de 10 mil carros por mês. A meta, certamente, é bem mais alta. Questionado se a marca tem interesse em vender um pequeno SUV, como fazem suas concorrentes, o executivo retrucou: “vocês acham que um SUV compacto é um bom carro para a Toyota?”. Não tenham dúvidas, caros.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa